Belém: Festival Aceita estreia grande

Publicado em 23 de agosto de 2024

Maria Gadú, Carlos do Complexo, Gaby Amarantos, Sandra de Sá, Gloria Groove, Banda Uó, além de artistas internacionais como Billy Porter e Christian Chávez estão na programação do Festival Aceita, que acontece a partir desta sexta, 23, e segue até domingo, 25, no Espaço Náutico Marine Club.

O festival enaltece as memórias e vivências LGBTQIAPN+ amazônidas, com sua primeira edição e uma programação musical nacional e internacional, além de painéis e atividades pensadas para amplificar a conscientização do público. A parte musical do evento terá sua abertura marcada para hoje, 23, às 19h, agitando o público até às 01h40 de domingo.

No primeiro dia do evento, a programação musical é guiada pelo viés de ancestralidade. O show de Taynara Takua e Guajá (19h) abre a noite, seguido pela apresentação de Eloi Iglesias (20h), esquentando o público para a cerimônia de abertura (21h) com a presença da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, do ministro do Empreendedorismo, Márcio França, e da secretária nacional dos Direitos da População LGBTQIA+, Symmy Larrat. Os shows de Maria Gadú com Arthur Nogueira (22h), Sandra de Sá junto com Gigi Furtado (22h30), Flor de Mururé e Ventura Profana (00h30) completam o primeiro dia do festival, que será encerrado com o show do fenômeno do RBD, Christian Chávez (01h50).

No segundo dia, será o momento de enaltecer o tema da cosmovisão, começando com a MV Pokaroupas + Scarlety Queen (19h). Às 20h é a vez de Rawi + Lorena Simpson, seguida de Tiffany Boo + A Travestis (21h). O público poderá conferir ainda o desfile de moda “Rainha das Matas” (22h). Carlos do Complexo + Katu Mirim (22h20) se apresentam antes de um ato artístico, às 23h20. O line-up ainda traz Caio Prado (23h50), um fashion show (00h50) e, para completar a festa, Jaloo (01h30) sobe ao palco antes do headliner Billy Porter (02h30), estrela internacional da série “Pose”.

Domingo, 25, último dia do evento, o gancho “Família” norteia a programação que começa mais cedo, com o show do Boi Boiola + Carimbó Selvagem às 18h, que vai agitando a noite com as performances de Leci Brandão + Iara Mê, às 19h. Às 20h é a vez de Ilê Ayê com Jeff Moraes subirem ao palco e às 21h, da Banda Uó. Ainda tem Gaby Amarantos + Leona (23h30), Gloria Groove (00h30) e Aparelhagem Crocodilo (01h40).

Segundo Renan Fontana, diretor de Comunicação do festival, toda a programação foi pensada para trazer a Amazônia, o Pará e Belém ao centro do debate sobre festivais, cultura, e economia criativa. “Essa programação é pensada em dois eixos principais, que é o eixo cultural com as nossas apresentações, com os shows. Nesses shows a gente tentou, na nossa line, conciliar nomes do cenário nacional com nomes locais, como por exemplo, a gente tem um show do Ilê Ayê com Jeff Moraes, a gente tem Katu Mirim com Carlos do Complexo, são artistas que se complementam, mas que nunca tinham tido a oportunidade de trocar, dessa troca de conteúdo, de cultura, dessa troca de sabedorias”, explica.

Em paralelo às atrações musicais, o festival ainda confirma uma programação pautada pelos pilares da sustentabilidade, tecnologia, empreendedorismo, direitos humanos, moda, música, audiovisual e artes visuais.

“O festival também traz oficinas formativas, debates, mesas de discussão, que estão organizadas em oito ecossistemas que passam por audiovisual, artes visuais, direitos LGBTQIA+, empreendedorismo e tantos outros. Todos eles com o objetivo de movimentar a economia criativa amazônica”, diz Fontana.

Para os realizadores, as expectativas são altas sobre a representatividade do evento, ao colocar a pauta LGBTQIA+ como norteadora para a programação. “Nossa expectativa com essa primeira edição está muito de trazer essas vivências LGBTQIA+ para o centro do debate, de dar luz para elas, espaço, de tratá-las como elas são. São encantados e encantarias dessa terra tão rica, tão fértil e é nesse sentido que o festival se posiciona. A nossa expectativa é trazer essa arte, essa experiência e essa voz”, declara o diretor de comunicação.

Festival AceitaQuando: 23, 24 e 25 de agostoOnde: Espaço Náutico Marine Club, Av. Bernardo Sayão, 5232 – Guamá.Ingressos: sympla.com.br/evento/ festival-aceita/2505996Inscrições e informações sobre ECOS: festivalaceita.com/


Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

Top 99

20:00 22:00

AO VIVO!

Top 99

20:00 22:00