Belém das marcantes: ritmo bomba no Youtube dos paraenses

Publicado em 13 de janeiro de 2023

Belém do Pará, em seus 407 anos oficiais de história, possui uma faceta curiosa. Seja no Turismo, na Publicidade, Artes ou até mesmo em outros tipos de discursos, referir-se a presente e “futuro” na capital paraense é, de certo modo, fazer referência ao passado.

A afirmação aparentemente incoerente em um primeiro momento é melhor compreendida caso “voltemos” ao período de maior “progresso” ou “desenvolvimento” (idealizado) da cidade de Belém: o auge da chamada Belle Époque, vivida no final do século XIX e início do século XX.

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Muito desta compreensão, deste imaginário, talvez, é propiciado pela presença de prédios de tal época que ainda existem na cidade, como o Teatro da Paz, Palacete Pinho, a loja Paris n’América, bem como o conhecimento superficial acerca do desenvolvimento e urbanização do bairro da Cidade Velha, estabelecimento do mercado do Ver-o-Peso, entre tantos outros possibilitados pela “fartura” que a extração do látex possibilitava aos grandes seringalistas importar certo “padrão europeu” de vida para apenas alguns privilegiados na capital paraense.

 











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Pois bem, o saudosismo e a nostalgia também são visíveis e audíveis em várias músicas, em especial bregas que, não por acaso, na capital paraense ganham a denominação de “marcantes”. Isto foi comprovado em uma pesquisa feita pelo comunicólogo e analista de mídias sociais José Calasanz Jr.

“O estudo foi realizado a partir do Google Trends, onde coletei dados dos últimos 5 anos. Com eles, pude descobrir que o volume de buscas pelo termo “melodys marcantes” começou a subir a partir de 2020. A nossa hipótese desse resultado se dá pelo período de isolamento da pandemia, mas a afirmação ainda carece de mais estudos”, antecipa Calasanz.

Veja a pesquisa completa: 

Ainda de acordo com o pesquisador, “descobri que as cidades do Norte são as únicas, indicadas pelo Google Trends, que buscam pelo termo analisado, o que mostra a nossa proximidade com o Melody Marcante, mas ao mesmo tempo vemos que carece de ações para popularizá-lo em demais localidades. Ritmos regionais como axé e piseiro ganharam destaque nacional da TV e streaming, esse pode ser um caminho para o melody”, finaliza.

A PLAYLIST DO CALASANZ

Além de fazer a pesquisa, como bom paraense, José Calasanz montou uma breve playlist com 5 preferidas das suas marcantes. Confira:

TRAJETÓRIA

José Calasanz Jr. é graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade da Amazônia (Unama) e possui ampla experiência no mercado de mídias sociais, comprovada também com a certificação em Google Analytics 4, formações em Monitoramento, Métrica e Análise de Dados em instituições como a Três Pontos Labs e o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD).

Atualmente, seu perfil pessoal foi deixado de lado para dar destaque ao seu principal produto, que é a Pense Play. A Pense Play tem como objetivo democratizar os conhecimentos sobre Dados, Análise de Métricas em Mídias Sociais, pois o publicitário compreende que os profissionais necessitam cada vez mais dessas informações e isto por vezes é escasso no Pará e na Amazônia. Também por isso foi criada a comunidade Métrica Power, na qual são realizadas lives, oficinas, cursos e treinamentos. A agenda completa pode ser acessada clicando aqui.


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