Avanço histórico do Estado na educação é destaque nacional

Publicado em 17 de agosto de 2024

Os resultados inéditos do sistema de educação estadual do Pará no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) ganharam destaque na imprensa nacional e foram reconhecidos por especialistas na área da educação. O Estado do Pará surpreendeu o país ao subir 20 posições no, saltando do 26º para o 6º lugar no ranking nacional em 2024. o Pará alcançou 4,3 pontos no índice das escolas públicas de ensino médio – o que resultou em um avanço de 1,3 pontos desde a última avaliação, que foi em 2021, quando o estado obteve o índice de 3,0 pontos. Nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º), o índice atingido foi 5,7,ou 0,7 ponto a mais da meta estabelecida para o Estado no primeiro ciclo do Ideb (2007-2021). Já nos anos finais, 6º ao 9º ano, o índice foi de 4,8 pontos.

Um dos mais importantes movimentos da sociedade civil, sem fins lucrativos, em prol da qualidade da Educação Básica no Brasil, o Todos Pela Educação, destacou os avanços do sistema paraense de educação. A gerente de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação, Manoela Miranda, destaca que os resultados do IDEB 2023 mostram que a rede pública do Pará melhorou nas três etapas de ensino quando comparado ao resultado pré-pandêmico de 2019.

“A rede estadual do Pará teve o maior avanço do país no Ensino Médio, passando das últimas posições para a 6ª melhor rede em 2023. Esse salto é decorrente de um avanço na aprendizagem dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, além da melhoria nas taxas de aprovação, e, portanto, deve ser celebrado. Não existe um único fator para explicar esse avanço, e sim um conjunto de ações, que incluem a prioridade dada para a educação pelo governo, com uma gestão focada no apoio pedagógico às escolas, com foco no currículo, avaliações e formação docente”, disse a especialista com exclusividade para o DIÁRIO.

Manoela Miranda lembra que, em 2023, a Secretaria de Estado de Educação lançou o Programa Alfabetiza Pará, que visa, em regime de colaboração com seus municípios, contribuir com o desenvolvimento dos estudantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Espera-se que os resultados deste trabalho em colaboração sejam refletidos nos próximos anos.

Ela destaca que, nos anos finais do Ensino Fundamental, a melhoria do Ideb da rede pública paraense foi decorrente da melhoria da aprendizagem dos estudantes e das taxas de aprovação. “Nesta etapa, apenas seis estados brasileiros avançaram na aprendizagem, e o Pará está entre os que mais avançaram”, frisou.

A especialista revela, no entanto, que há ainda a necessidade de melhorar os resultados da rede pública do Pará nos anos iniciais do Ensino Fundamental, que ainda está abaixo da média nacional. “Apesar da melhoria na taxa de aprovação, a aprendizagem dos estudantes não avançou nesta etapa de ensino frente aos resultados de 2019”, reforça.

O governador Helder Barbalho já havia destacado a necessidade de reforçar o empenho entre escolas que não acompanharam esse crescimento. “Não tivemos um resultado nas escolas do ensino fundamental, que são majoritariamente municipais. Agora é hora de mobilizar cada cidade, cada escola municipal, para este mesmo movimento a fim de que, de maneira continuada, desde o ensino fundamental até o ensino médio, colocar o Pará num nível de qualidade da educação que todos merecem”, disse o governador.

Portais destacam investimentos

O salto histórico na evolução da educação básica foi comemorado nas escolas estaduais em todas as regiões do Pará, entre elas a Escola João Nelson, localizada em Canaã dos Carajás, que alcançou o índice de 4,3 no Ideb, segundo informou o site local “Fala Sério Canaã”. De acordo com a matéria, a escola nunca havia pontuado em edições anteriores do índice. “Esse resultado não é apenas um número, mas sim o reflexo de um trabalho árduo e coordenado que envolveu direção, professores, corpo técnico e, principalmente, o empenho dos alunos do 3º ano”, revela o site.

A divulgação destaca ainda que a Escola João Nelson, em particular, “simboliza essa virada de página, mostrando que, com esforço coletivo e determinação, é possível alcançar grandes conquistas”. “Esse avanço no IDEB é motivo de orgulho para toda a comunidade paraense e serve como inspiração para outras escolas e estados que buscam melhorar seus índices educacionais. A educação, afinal, é o caminho mais seguro para o desenvolvimento e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, conclui o artigo.

O portal de notícias “Metrópoles”, um dos mais abrangentes do país, destacou que, desde 2019, o Governo do Estado do Pará tem investido em condições reais para que os estudantes concluam o ciclo de aprendizagem em todas as etapas do ensino. “Nesse sentido, a Secretaria de Educação estabeleceu uma agenda prioritária com os seguintes objetivos: combate à evasão escolar; aquisição de material didático, físico e digital; intervenções pedagógicas para melhoria da aprendizagem; reforço escolar; inserção do componente curricular; escolas em tempo integral; e inclusão de recursos tecnológicos nos espaços educativos.

O site do jornal “Folha de São Paulo” também deu destaque ao salto na educação, com o avanço de penúltimo para o 6º melhor sistema de ensino do país. O jornal destaca os investimentos feitos pelo governador Helder Barbalho para mudar o perfil da educação no Pará, entre eles, o reajuste salarial dos servidores do quadro do magistério público, com foco na valorização dos profissionais e a oferta de uma educação pública de excelência, além de potencializar os resultados educacionais da rede estadual de ensino paraense. O Estado paga o maior salário médio do país, R$ 11.447,48.

Outros investimentos que contribuíram para alavancar os resultados são, por exemplo, o programa “Bora Estudar”, um sistema de bonificação que premia 19 mil estudantes com um cheque de 10 mil reais em material de construção. Desde maio de 2024, mais de R$ 67 milhões já foram investidos no benefício. O objetivo é incentivar os alunos a continuarem o processo de aprendizado.

E para a equipe docente, o programa “Escola que Transforma” traz um incentivo com o pagamento de 3,5 salários para servidores das escolas que atingem as metas estabelecidas pela Secretaria de Educação. O programa é exclusivo para trabalhadores da pasta.

Com relação aos investimentos em infraestrutura, o governo estadual já reconstruiu 147 escolas em todas as regiões do Estado. O governador reforça que a iniciativa assegura a qualidade na esfera ensino-aprendizagem ao adequar a estrutura predial às necessidades de docentes, discentes e servidores da educação paraense.

Segundo dados do Ideb, o Pará alcançou 4,3 pontos no índice das escolas públicas de Ensino Médio – o que resultou em um avanço de 1,3 pontos desde a última avaliação, que foi em 2021, quando o estado obteve o índice de 3,0 pontos. De acordo com a Secretaria de Educação, esse foi o maior crescimento registrado no histórico do índice em todo o Brasil.


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