Árvores com risco de queda são revitalizadas em Belém

Publicado em 29 de agosto de 2023

Problemas com árvores em Belém são abundantes. Quedas causam vários prejuízos, tanto materiais quanto com riscos à vida da população. Por isso, o controle e a revitalização dos vegetais se tornam extremamente necessários.

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), realizou podas de manutenção em 41 árvores, entre elas 39 mangueiras, localizadas na avenida Presidente Vargas e entorno do complexo da República (praças da República, da Sereia e a João Coelho). Perímetro que concentra as mangueiras mais antigas da capital paraense, em estado de senescência.

O vegetal senescente é um indivíduo que já cresceu, viveu o pico de maturação (onde teve o máximo de produção) e, agora, está envelhecendo ou decaindo. 

LEIA TAMBÉM:

Três bairros de Belém ficam sem água nesta terça-feira (29)

Enem: o que é decisivo entre quase 4 milhões de inscritos?

Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 37 milhões nesta terça

O chefe da Divisão de Poda da Semma, Matias Júnior, explicou que este tipo de poda, realizada entre os dias 3 e 26 deste mês de agosto, é também um processo regenerativo para as plantas.

Segundo ele, nas árvores mais velhas que não mostram uma produção abundante, mas estão com os troncos e ramos principais sadios, a poda consiste na eliminação da folhagem e ramos secundários, deixando-se apenas o esqueleto dos ramos principais.

“Além de prolongar a vida do vegetal, a poda regenerativa tem o objetivo de proteger o cidadão das eventuais quedas de galhos, comuns no estágio final da vida da árvore”, detalha o especialista.


Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

Show da Madrugada

00:00 06:00

AO VIVO!

Show da Madrugada

00:00 06:00