Arquidiocese de Belém espera Dom Julio Akamine com festa
Written by Redação on 19 de maio de 2025
Ao som da Banda do Corpo de Bombeiros, Belém recebe na noite desta segunda-feira (19) o novo Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese da cidade, Dom Julio Endi Akamine, SAC.
Nomeado em março pelo Papa Francisco, o religioso desembarca no Aeroporto Internacional de Belém por volta das 20h20, para dar início a uma nova fase da Arquidiocese da capital paraense.
A recepção conta com a presença de Dom Alberto Taveira Corrêa, atual Arcebispo Metropolitano, de Dom Paulo Andreolli, bispo auxiliar, além de padres, religiosos, representantes de pastorais e fiéis.
Um grupo folclórico local também acolhe o novo arcebispo, marcando a forte ligação entre a fé católica e as manifestações culturais da região.
Conteúdos relacionados:
- Papa Francisco nomeia possível sucessor do arcebispo Dom Alberto
- Quem é dom Júlio Akamine, o novo arcebispo coajdutor de Belém?
- Qual a função de um arcebispo coadjutor? Entenda!
Após o desembarque, Dom Julio será conduzido em cortejo até a Residência Episcopal, no bairro de Nazaré. Lá, será saudado pelo Coro da Guarda de Nazaré e receberá a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira da Amazônia, como símbolo de bênção e acolhimento.
A apresentação oficial de Dom Julio à Arquidiocese está marcada para o próximo dia 31 de maio, em uma missa solene às 9h na Catedral Metropolitana de Belém.
Quer receber as melhores notícias do Pará e do mundo? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
Até lá, ele acompanhará as atividades pastorais ao lado de Dom Alberto, que segue à frente da arquidiocese até que a renúncia dele seja aceita pelo Papa. Com a chegada de Dom Julio, a Igreja Católica em Belém inicia um período de transição.