App ajuda a identificar crianças com déficit de desenvolvimento
Written by Redação on 26 de março de 2025
Orientar educadores sobre como usar um aplicativo que identifica crianças com déficit no desenvolvimento infantil. Esse é o objetivo da capacitação que será realizada nesta quarta-feira (26), por pesquisadores da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) para 70 profissionais de educação do Centro de Referência de Educação Infantil Prof Orlando Bitar (CREI). A escola será a primeira a receber as ações do Projeto Sistema Inteligente para Promoção do Desenvolvimento Infantil na Amazônia Paraense (SDIA).
A equipe do projeto desenvolveu um software capaz de rastrear crianças de 0 a 06 anos, ainda na primeira infância e que apresentem dificuldade de desenvolvimento. A primeira infância é um período crucial no desenvolvimento humano, onde dificuldades e atenção especial frequentemente se manifestam.
A partir do uso de inteligência artificial, o aplicativo criado vai auxiliar os profissionais de educação na realização de entrevistas com as crianças e os pais. O aplicativo sugere perguntas e respostas, já preconizadas pelo Ministério da Saúde e por profissionais especializados na área, ajudando a identificar características iniciais relacionadas ao déficit de desenvolvimento. “Com isso, os profissionais poderão indicar as crianças para uma rede de atendimentos e diagnósticos especializados, disponíveis gratuitamente no serviço público, como o serviço de saúde”, explica o coordenador do projeto Sdia, professor Marcus Braga.
O professor explica que o objetivo não é fazer o diagnóstico de crianças com autismo ou outras dificuldades de aprendizado. “Só quem está habilitado a fazer diagnósticos são os médicos especializados. O objetivo do projeto é rastrear crianças nessa faixa etária e que apresentem indícios destes atrasos de desenvolvimento, para que o poder público possa acessar essas famílias e dar o tratamento adequado a elas”, afirma o coordenador.
Serão quatro horas de capacitação, envolvendo professores, técnicos e auxiliares. A capacitação vai envolver conceitos sobre desenvolvimento infantil; legislação; carteira de vacinação; marcos do desenvolvimento infantil; introdução à inteligência artificial e por fim a capacitação do aplicativo Sdia. “Ao final da capacitação eles irão responder a um formulário de usabilidade, ou seja, vão dizer o que acharam do aplicativo, se tem sugestões de melhorias”, diz o coordenador.
A próxima etapa será a utilização do aplicativo na prática pelos educadores, o que vai envolver 10 alunos, escolhidos aleatoriamente, em todas as 19 turmas do CREI. “Dessa forma, a amostragem abrangerá 190 crianças do Centro, que atualmente tem 503 alunos entre 02 e 05 anos de idade”, diz Marcus Braga.
O projeto Sdia está em desenvolvimento desde 2023, envolvendo uma equipe multidisciplinar da Ufra e de instituições parceiras.