Aos 13 anos, paraense genial é aprovada na maior universidade do Ceará

Written by on 18 de julho de 2025

“Sou a Larissa, mãe da Isabella. E hoje, mais uma vez, meu coração transborda de orgulho.” Assim começa o relato emocionado de Larissa, mãe da jovem Isabella, de apenas 13 anos, que acaba de conquistar um feito que impressiona não só pelo talento, mas pela maturidade e dedicação: mesmo cursando o 8º ano do ensino fundamental, Isabella foi aprovada no vestibular da Universidade Estadual do Ceará (UECE) para o concorrido curso de Física  em 21º lugar na ampla concorrência.

A jovem, que já é conhecida por outros feitos acadêmicos e chegou a ser destaque em reportagens anteriores do DOL, continua superando expectativas. “Ela fez o vestibular como um treino, sem nenhuma pressão. E mesmo assim, passou”, conta Larissa, com a emoção evidente na voz. A prova foi realizada em abril de 2025, na edição 2025.2 do vestibular da UECE, que acontece duas vezes por ano.

Antes mesmo de conquistar a aprovação na Universidade Estadual do Ceará, Isabella Fernanda já era reconhecida como uma das mentes jovens mais promissoras do Brasil. Aos 13 anos, acumula mais de 120 premiações em olimpíadas científicas nacionais e internacionais, o que lhe garantiu três recordes homologados pelo RankBrasil, incluindo o de criança com maior número de premiações científicas do país. Com uma trajetória que começou aos oito anos, Isabella também foi nomeada duas vezes como uma das crianças mais talentosas do mundo pelo International Star Kids Awards, além de integrar a prestigiosa International Junior Honor Society, com sede em Singapura.

Sua atuação na ciência vai além das provas: Isabella é uma pesquisadora ativa, com projetos premiados no Brasil e no exterior. Seu robô autônomo para coleta de resíduos em ambientes aquáticos já foi destaque em feiras como a MOSTRAMAZÔNIA e a internacional MILSET, no Chile. Também participou como astronauta análoga mais jovem do Brasil em missão científica na Estação Habitat Marte. Apaixonada por astronomia, é cientista cidadã da NASA e já detectou 12 asteroides em programas internacionais. Além disso, ministra palestras, divulga ciência para o público infantil e se destaca em áreas como robótica, física, astrobiologia e engenharia aeroespacial sempre movida por um lema que carrega desde pequena: “A educação muda vidas e é através dela que vamos transformar o mundo.”

A UECE, reconhecida por seu rigor acadêmico, está entre as melhores universidades estaduais do Brasil. Criada em 1975, é referência na formação de professores, profissionais da saúde e pesquisadores no Nordeste, com destaque crescente em cursos da área de exatas.



É raro ver um desempenho desse nível, ainda mais em uma candidata tão jovem. Ela demonstra uma maturidade intelectual muito acima da média”, afirma o professor Roberto Lins, doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). “Essa conquista mostra que talento aliado a estímulo familiar e acesso à educação de qualidade pode realmente romper barreiras.”

O curso de Física da instituição, além de ter alta demanda, exige preparo técnico e habilidade analítica dos candidatos. A seleção é feita em duas fases presenciais: uma prova de conhecimentos gerais e outra de conhecimentos específicos. Para a área de Física, a segunda fase inclui provas de física, química, matemática e redação — esta última, onde Isabella brilhou, conquistando 56,5 de 60 pontos possíveis.





Larissa lembra que essa vitória tem ainda mais significado porque a mudança para Fortaleza foi justamente para investir nos estudos da filha. “Graças às conquistas acadêmicas da Isabella, conseguimos uma bolsa de estudos de 100% aqui em Fortaleza. Viemos morar aqui em janeiro, e essa cidade agora faz parte da nossa história.”

O resultado preliminar saiu no dia 27 de junho, mas a confirmação final veio no dia seguinte. “Foi um dia que eu jamais vou esquecer”, afirma Larissa. 

Com o futuro promissor pela frente, Isabella agora se prepara para novos desafios, enquanto carrega consigo o carinho da mãe e o reconhecimento de todos que acompanham sua trajetória. Um exemplo de que talento, esforço e apoio familiar podem juntos abrir portas mesmo quando elas parecem distantes demais para a idade.


Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

Rádio Show

14:00 17:00

AO VIVO!

Rádio Show

14:00 17:00