“Amazônia é uma preocupação cotidiana ao mundo”, diz Helder
Written by on 8 de agosto de 2023
“É uma honra e um privilégio dar as boas vindas neste dia histórico, a realização da Cúpula da Amazônia, um coroamento do empenho de todos que dedicam sua vida à preservação desta região, com uma história marcada por desafios, frustrações e vitórias”. Assim o governador do Pará Helder Barbalho iniciou usa fala durante a abertura da Cúpula da Amazônia, que ocorre em Belém nesta terça e quarta-feira (8 e 9).
Com a primeira reunião iniciada pelo presidente Lula, que ressaltou sobre a importância do evento e esclareceu sobre as atividades que serão realizadas ao longo do dia, o governador foi a segunda autoridade a ter a palavra, falando sobre os desafios que a Amazônia terão daqui para a frente na busca por um modelo mais sustentável.
“Aqui estamos para reafirmar que a Amazônia é uma preocupação cotidiana, desafiadora, de todos que aqui vivem e se dedicam a este povo. Amazônia é diversidade de culturas, falas, terras, rios, biodiversidade e, principalmente, de pessoas”, disse o governador paraense . “O que propomos aqui não é uma empreitada singela, nem um movimento inédito. Mas há o compromisso de fazer uma marcha avante, em uma onda inclusiva e edificante. O compromisso para que, depois de tantas tragédias, olharmos para esse patrimônio ímpar, com o sentido de construção conjunta de uma casa comum”.
“De nada servirá transformar para produzir destruição, numa visão antepassada de progresso. A natureza mostra limites que já estão próximos”, continuou Helder. “Temos o desafio de erradicar a pobreza, mitigar os danos do efeito estufa, criar uma economia com a floresta viva. Combater o desmatamento, mas com o compromisso de promover uma bioeconomia”.
“No Pará, estamos criando condições para que o setor privado seja parte dessa transformação. Sob a liderança do Presidente Lula, o Brasil voltou ao diálogo com o mundo, com novos caminhos para a colaboração internacional”, concluiu o governador. “Tdos os participantes sabem que aqui iniciamos uma trajetória essencial, na construção de um modelo mais sustentável. Sejam todos bem vindos ao Pará”.