Alunos denunciam assalto dentro da Unama: “Segurança zero”
Written by Redação on 20 de fevereiro de 2025
Uma universidade deve ser um ambiente de aprendizado, troca de conhecimento e crescimento pessoal. No entanto, para alguns estudantes da Unama, unidade Gentil, em Belém, o sentimento que prevalece é o medo. Nos últimos dias, relatos preocupantes circularam nas redes sociais, expondo um problema que vai além da rotina acadêmica: a insegurança dentro da instituição.
Segundo denúncias de alunos, um meliante conseguiu entrar no campus, prendeu alunas dentro do banheiro e as assaltou. O caso acendeu um alerta entre estudantes, que passaram a compartilhar suas experiências de vulnerabilidade dentro da universidade. “Assaltaram dentro da faculdade, o cara trancou as meninas no banheiro e roubou elas”, relatou uma estudante nas redes.
A indignação não parou por aí. O episódio trouxe à tona um histórico de insegurança na unidade. “Acontece que não é a primeira vez que uma coisa dessas acontece. Já entraram na universidade para perseguir aluna, já ameaçaram entrar armado na universidade, infelizmente não é um caso isolado”, denunciou outro aluno.
Leia mais:
- Vídeo: vigilante de campus da UEPA é morto a tiros em Belém
- Usuários do terminal da UFPA sofrem com assaltos e arrastões
As críticas sobre a fragilidade da segurança no local se multiplicaram. “Um absurdo, segurança zero, qualquer um entra e sai a hora que quer”, escreveu um estudante.
Já outro destacou a dificuldade de mudança: “Eu estudei na Unama e sei como é difícil fazerem uma mudança positiva lá”.
Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
Pronunciamento
Em nota, a Unama informou que tomou conhecimento do ocorrido e que todas as medidas legais e de segurança estão sendo tomadas, sobretudo em relação à vítima do assalto.
“A Universidade da Amazônia informa que tomou conhecimento do episódio ocorrido com uma aluna dentro das dependências da UNAMA Gentil. O caso foi apurado e todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive, toda a assistência necessária foi prestada à aluna. A Universidade está acompanhando o caso junto com as autoridades responsáveis e reforça que repudia qualquer tipo de violência. As medidas de segurança existentes no prédio foram reforçadas, garantindo a segurança e o controle dos estudantes”.