Administradoras estão em alta e Pará sediará evento da área
Written by on 13 de setembro de 2022
Pesquisa do Sebrae aponta que o Pará tem 131.677 empreendedoras do sexo feminino – números de 2022. A participação crescente das mulheres no mundo corporativo também foi registrada em pesquisa do Conselho Federal de Administração, que detalhou o perfil do administrador brasileiro. Embora a maioria ainda seja homem, há um crescimento constante da participação feminina. Em 21 anos, o percentual de administradoras teve um saldo de 62%.
Em Belém, a classe se prepara para o Fórum Internacional de Administração (FIA), que será realizado entre os dias 26 a 28 de setembro, no Centro de Convenções – Hangar.
A liderança feminina no mundo corporativo e em órgãos públicos, além do emponderamento de jovens, serão duas das temáticas destacadas.
“Falaremos de governança trazendo a atuação da mulher executiva em sua participação integral e ativa, e com oportunidades para a liderança em níveis de tomada de decisão na vida política, econômica”, explicou a administradora Delma Oliveira, que é vice-presidente do Conselho Regional de Administração (CRA).
|
Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:
O presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Mauro Kreuz, explicou sobre os assuntos em destaque no evento.
“O movimento do Sistema CFA/CRAs (Conselho Regional de Administração) ao público feminino, e também jovem, surgiu naturalmente e se desenvolveu para apoiá-los no “front” da sociedade, política, educação, negócios e, em especial, na Administração”, assegurou.
“Enquanto representantes da profissão no país, percebemos a importância e urgência em modificar o ambiente e aumentar a presença dos estudantes e mulheres em todos os segmentos do mundo do trabalho, principalmente, em busca da equidade nas organizações, com olhar crítico e reflexivo enquanto parte essencial do processo”, completa.
|
Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:
O FIA também trará temáticas relacionadas à preservação e a utilização sustentável dos recursos naturais.
LEIA TAMBÉM:
+ Contratação de mulheres no trabalho formal está em alta
+ Pará tem 61% de mulheres à frente de empreendimentos
+ Pará é que mais gera empregos na Região Norte para mulheres
Mês do Administrador
O mês de setembro é de análises e debates do papel do administrador, definido após a Lei nº 4.769/65, que criou e regulamentou a profissão no Brasil.
“Sem um bom profissional da administração, é difícil que os negócios sobrevivam”, diz o administrador Fábio Lúcio, presidente do Conselho Regional de Administração (CRA-PA).
A questão histórica também se apoia em números atuais. Na Universidade Federal do Pará, por exemplo, considerando os três cursos de bacharelado, em turnos distintos, quase dois mil candidatos disputaram 66 vagas no vestibular de 2022. A relação ultrapassou a média de 30 candidatos por vaga.
E além do meio acadêmico, há os dados do mercado. A última pesquisa do Conselho Federal de Administração (CFA) mostrou que, desde 1995, o número de administradores só crescia. Em menos de 10 anos, a oferta pulou de 21% a 35%. “O administrador precisa ter conhecimento, mas precisa ter prática. A administração mudou muito. Houve atualização de ferramentas, com processos inovadores, além do empreendedorismo”, diz o administrador Paulo Roberto, de 37 anos, que atua na área há sete anos.
Cenário
O comportamento empreendedor do brasileiro se acentuou durante a pandemia de covid-19. No ano passado, por exemplo, o Brasil registrou mais de 3,9 milhões de novos empreendimentos formalizados como micro e pequenas empresas (MEIs) – segundo estudo da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) em parceria com o Sebrae.
Se formalizar empresa não é algo burocrático, é necessário ressaltar a necessidade de profissionais da administração para impulsionar o negócio. “Os profissionais de administração têm como missão planejar, organizar, coordenar e controlar as variáveis para melhor atender e gerir a sociedade”, explica o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Adm. Mauro Kreuz.
A área é marcada pela diversidade de atuações. “A administração se transformou em uma área que atua no setor público, no setor privado, bem como nas instituições de ensino, trazendo o ambiente empresarial para dentro da escola, com uma experiência prática, ferramentas de marketing de logística, por exemplo”, enfatizou o administrador Paulo Roberto.
Perfil do administrador
A renda média individual mensal do administrador é de 9,2 salários mínimos. O detalhe é que a maioria está registrada nos Conselhos Regionais de Administração. A pesquisa considerou quatro públicos-alvo: administradores, tecnólogos em determinadas áreas de administração, coordenadores/professores de cursos de Administração e empresários/ empregadores.
O Brasil possui mais de 390 mil administradores registrados no Sistema CFA/CRAs, entre pessoas físicas e jurídicas. No Pará, o Conselho Regional registra um crescimento no número de profissionais inscritos na ordem de 6,2%, tendo atualmente, 11.053 registrados – considerando o ano de 2022, ainda em andamento.
Conselho Regional de Administração do Pará
A opção pela realização do Fórum, em Belém, além das questões relacionadas aos públicos femininos e jovens, também é fruto de uma percepção de um momento novo do Conselho Regional de Administração, com o avanço de questões administrativas e maior representatividade da classe.
Para o presidente do CRA-PA e anfitrião, Adm. Fábio Lúcio, a organização do Conselho está atenta ao mundo corporativo, além de cumprir a legislação previamente estabelecida. “O Pará é uma terra de administradores envolvidos na missão de contribuir com o desenvolvimento econômico e social”.
Serviço
Para se inscrever no Fórum Internacional de Administração, acesse o site: https://www.fia.org.br/
Para se registrar no Conselho Regional do Pará, ligue (91) 3202-7889/3015-5306 Celular/WhatsApp (91) 99103-2832. O e-mail é crapa@crapa.org.br. A sede do CRA é na Tv. Quintino Bocaiúva, nº 2301, Sala 2303, Ed. Rogélio Fernandez Business Center – Bairro Cremação.