Acordos, planos e projetos: o 1º dia da Cúpula da Amazônia

Publicado em 8 de agosto de 2023

Chegou ao fim o primeiro dia de debates da Cúpula da Amazônia, evento realizado nesta terça-feira (08) no Hangar, em Belém (PA). Desde o início da manhã, chefes de Estado apresentaram suas preocupações referente às mudanças climáticas, além das pautas que julgaram necessárias.

A reunião, assim como aconteceu 14 anos atrás, foi conduzida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que intermediou o discurso entre os líderes dos países signatários da OTCA e representantes de movimentos sociais — esses, por sua vez, estiveram presentes como porta-vozes dos “Diálogos Amazônicos”.

LEIA TAMBÉM:

Colômbia propõe tribunal para julgar crimes ambientais

Governo lançará programa para baratear passagens aéreas

Ao fim do primeiro dia, como antecipado, os presidentes dos Estados Partes no Tratado de Cooperação Amazônica entregaram a declaração presidencial com ações em comum no sentido de combater as mudanças climáticas e avançar com ações estratégias de desenvolvimento sustentável.












|













Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:


Entre as decisões definidas no extenso documento, destacam-se:


– Implementação da Declaração de Belém

– Fortalecimento institucional da OTCA

– Criação do Foro de Cidades Amazônicas

– Institucionalização do Parlamento Amazônico

– Ações de reconhecimento das culturas amazônicas

– Promover sistemas de saúdes universais com base nas características dos respectivos territórios e da região amazônica

– Promover economia para o desenvolvimento sustentável

+ Clique aqui e leia na íntegra a declaração presidencial da OTCA

Segundo dia

A Cúpula da Amazônia é um dos maiores eventos realizados na capital paraense e que antecede a COP-30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas).

Realizada entre os dias 8 e 9 de agosto, reúnem-se líderes dos países amazônicos que fazem parte da organização intergovernamental OTCA, além dos demais líderes mundiais convidados para discutir desenvolvimento sustentável e políticas públicas para a Amazônia.

+ Cúpula da Amazônica institui o Parlamento Amazônico

Para o segundo e último dia de programação, a ser realizado nesta quarta-feira (09), serão retomadas as discussões entre os chefes de Estado, discutindo e avaliando propostas para a reconstrução de políticas públicas sustentáveis, além das que foram apresentadas pelos movimentos sociais no primeiro dia.

A diferença é que, nesse momento, entram nos debates os representantes dos países República do Congo, República Democrática do Congo, Indonésia , São Vicente e Granadinas, França, Alemanha e Noruega — os dois últimos são os financiadores do Fundo Amazônia.


Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

Flash 99

20:00 24:00

AO VIVO!

Flash 99

20:00 24:00