“A Pequena Sereia” com atriz preta ganha chuva de deslike
Written by on 12 de setembro de 2022
O trailer da nova versão de live action de “A Pequena Sereia” foi anunciado na última sexta-feira (9) e está entre os assuntos mais comentados da web,. O filme infantil versão 2023 está sofrendo uma forte rejeição por parte de milhares de usuários no mundo todo.
O motivo? Muita gente acredita que é o fato da protagonista agora ser uma atriz negra. A sereia Ariel é interpretada pela atriz Halle Bailey, da série “Grown-ish”, também da Disney.
O vídeo do trailer publicado pela Disney tem mais de 1,1 milhão de dislikes, o botão “não gostei”, no Youtube, até a noite desta segunda (12).
|
Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:
A obra original, de 1989, Ariel é branca, ruiva dos olhos azuis. O filme é baseado em um conto homônimo do autor dinamarquês Hans Christian Andersen.
Debate-se nas redes sociais que o fator que motivou a rejeição seja o racismo. Obras recentes recebem criticas similares por incluírem atores negros em papeis habitualmente interpretados por pessoas brancas, como elfos, “Os Anéis de Poder”, da Amazon, baseada na obra de J. R. R. Tolkien.
O caso de “A Pequena Sereia”, vai além por negar fatores históricos. Sereias são seres místicos presentes no imaginário de diversos povos, inclusive africanos. Na cultura Iorubá, que deu origem ao Candomblé e à Umbanda, por exemplo, é comum retratar a orixá Yemanjá como uma sereia. Ao contrário da representação mais comum no Brasil, originalmente Yemanjá tem pele negra.
Confira o trailer oficial:
Confira o que as pessoas estão dizendo:
Não gosto que a atriz de A Pequena Sereia seja negra, assim como não gostaria que a atriz de Pocahontas fosse branca, não é racismo, é respeitar a história original.
— Samara????? (@Sambolso) September 12, 2022
Trailer de “A Pequena Sereia” alcança quase 600 mil deslikes, após o visual de Halle Bailey ser divulgado.
Usuários apontam que estão insatisfeitos com a escolha da atriz por ser negra e não possuir o cabelo vermelho igual a animação. pic.twitter.com/CM5y42J4HT
— Séries Brasil #Emmys (@SeriesBrasil) September 10, 2022
A Equipe do Chloe x Halle Online está reportando qualquer ataque racista à Halle referente ao seu papel em “A Pequena Sereia”. Contamos com sua colaboração para repudiar tais atitudes e apoiar a artista. pic.twitter.com/ClQVihxGVT
— Chloe x Halle Online (@cxhonline) September 11, 2022
— Karina Santana (@Karinassantanaa) September 11, 2022