Famosos e autoridades se pronunciam após morte de Preta Gil
Written by Redação on 20 de julho de 2025
A cantora Preta Gil morreu neste domingo, 20 de julho, aos 50 anos, em Nova York, nos Estados Unidos. Ela enfrentava um câncer no intestino desde janeiro de 2023. A informação foi confirmada pela equipe da artista.
Em maio deste ano, Preta viajou aos Estados Unidos para iniciar um novo protocolo médico, após esgotar as alternativas de tratamento no Brasil. Antes de deixar o país, ela declarou: “Vou voltar curada, se Deus quiser”.
Filha do cantor Gilberto Gil com a empresária Sandra Gadelha, Preta deixa um filho, Francisco Gil, de 30 anos, fruto de seu relacionamento com o ator Otávio Muller. Francisco integra o grupo musical Gilsons.
Após o anúncio da morte, figuras públicas e autoridades se manifestaram. O cantor Tico Santa Cruz escreveu em seu perfil: “Com muita tristeza recebi a notícia de que @pretagil fez sua passagem hoje. Acompanhei sua imensa luta pela vida com uma dignidade que poucos conseguem manter diante de um cenário tão difícil! Não sou amigo próximo, mas sempre admirei sua trajetória e nas poucas vezes que nos encontramos pude perceber o quanto era uma pessoa com astral pra cima e muita coragem de viver!”.
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), também se pronunciou nas redes sociais: “Com muita tristeza recebi a notícia da partida da querida Preta Gil. Uma artista talentosa, mulher de coragem, autenticidade e luz própria. Que seu exemplo de força siga inspirando o Brasil. Meus sentimentos à família, aos amigos e a todos que a admiravam”.
O apresentador Luciano Huck comentou: “Ainda não consigo acreditar. Talvez nem queira”.
Outra que prestou homenagem foi a atriz Fernanda Torres. “Amada Preta, imensa Preta. Todo meu amor ao Gil, à Sandra, ao Francisco, à Sol e a todos os Gils”, escreveu.
Mais cedo, a atriz e amiga da cantora, Carolina Dieckmann, escreveu um texto sobre amizade, já ciente do estado de saúde da artista.