De olho na COP 30: Veja como se capacitar para incrementar seu negócio

Written by on 27 de maio de 2025

Já começou a 16ª edição da Semana do Microempreendedor Individual (MEI), promovida pelo Sebrae Pará. Até o dia 30 de maio, o evento contará com capacitação e negócios voltados aos microempreendedores do estado. Em 2025, a iniciativa tem uma programação ainda mais alinhada às oportunidades para a Conferência das Partes das Nações Unidas (COP 30), a ser realizada em novembro deste ano, em Belém. Até a próxima sexta-feira, o evento está sendo realizado na sede do Sebrae-Pará, localizada na rua Municipalidade, bairro do Umarizal.

Na Semana do MEI, em Belém, estão sendo ofertadas mais de 430 capacitações nas 13 agências espalhadas por todo o estado, sendo 130 somente na capital paraense. A programação conta com workshops de gastronomia, palestras sobre marketing digital, economia criativa e hospitalidade, rodadas de negócios, além de negociação de débito, orientações e formalização de MEI. O evento ainda inclui feira de negócios com 27 estandes, entre alimentação e economia criativa; área de capacitação, Cozinha Show, praça de alimentação, espaço de artesanato, plantas e flores e espaço kids.

Além disso, o evento ainda promove a Arena Agência Digital, um espaço dedicado a capacitação dos pequenos negócios a estarem presencialmente online nas redes sociais. “É um espaço que a gente criou para capacitar os microempreendedores a divulgar seu produto, como estar presente na rede social, como falar com seu público, seja qualquer público que esteja ali. E a gente vai tratando com a parte de marketing digital, ensinando como ele pode alocar seu produto nas redes sociais, como ele pode melhorar a sua marca, como ele dá aquele tratamento ao seu produto”, disse Domingas Ribeiro, diretora técnica do Sebrae-PA.

COP 30

Este ano, a Semana do MEI conta com uma programação ainda mais alinhada com os quatro eixos de oportunidade para a COP 30. São eles: hospitalidade, alimentação, economia criativa e mobilidade. “São espaços que estão alinhados com as oportunidades COP 30 para dar continuidade à capacitação. E também com o objetivo de trazer o microempreendedor individual para ele se regularizar porque muita das vezes ele está irregular. Então, esse é o objetivo de regularizar o microempreendedor para que ele possa ofertar seus produtos e serviços a época da COP 30”, esclareceu a porta-voz do Sebrae.

Uma das novidades da edição atual é a 1ª Semana MEI Sustentável voltada ao fortalecimento do empreendedorismo ligado às boas práticas ambientais. Nesse sentido, o evento está promovendo ações de coleta de resíduos e comercialização de produtos recicláveis, além de conectar microempreendedores individuais, cooperativas de catadores, especialistas em sustentabilidade e a comunidade em geral.

Outro ineditismo é o Espaço Acredita MEI, reservado a serviços financeiros e orientações sobre linhas de crédito. O espaço conta com representantes de instituições financeiras que estão oferecendo créditos para MEI.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

EMPREENDEDORES

Dona do próprio negócio, Antônia Lima, 42, é criadora de uma marca sustentável de joias folheadas, chamada “Cria Circular”. São das peças, que apresentam algum tipo de defeito, que ela transforma o que ia para descarte em novos modelos utilizando resíduos têxtil e cerâmica, um processo conhecido como “upcycling”. Pioneira no ramo, ela procurava por capacitações para fortalecer o pequeno negócio.

“Eu estou regionalizando o upcycling, agora serão joias upcycling regionalizadas agregando a cerâmica, a semente do açaí, algo bem criativo e inovador. Eu estou buscando as capacitações. Vi que o evento tem várias frentes, atendimento, presença digital, técnicas de venda e, justamente, upcycling. Eu quero saber mais porque é um tema que eu busco muito. Então, eu vim para a programação porque eu acho que está recheada de conteúdo que vai nos enriquecer e trazer novas visões”, refletiu.



Criada em 2020 por Chrystiane Nery, a “Camarão Chic” é uma empresa de alimentação voltada a receitas autorais feitas com o marisco, com opções que envolvem desde lanches até refeições. Com foco no delivery e em feiras gastronômicas, a empreendedora afirma que a Semana do MEI do Sebrae funciona como uma vitrine para o pequeno negócio, capaz de impulsionar a visibilidade do empreendimento.

“O Sebrae é magnífico, espetacular. Tudo que envolve o Sebrae, a gente sabe que é um negócio muito bem organizado e que abre portas infinitas para a gente. Conseguimos mais visibilidade do nosso negócio, é muito bem tratado, tem toda a estrutura que qualquer empreendedor precisa, mas o principal é a divulgação. E estar nesta vitrine aqui é a melhor coisa para um empreendedor ter o aval e a confiança para mostrar nosso trabalho”, afirmou..

PARA ENTENDER

MEI no Pará

  • Existem, atualmente, no Pará, 328.577 MEI, sendo 99.037 em Belém. 57,55% são homens e 42,45%, mulheres. Os MEI no Pará estão divididos pelos seguintes segmentos: Serviço: 46,20%; Comércio: 38,22%; Indústria: 8,97%; Construção Civil: 5,95% e Agropecuária: 0,65%.

Inadimplência

  • O índice nacional de inadimplência é de 41,91%, enquanto na Região Norte esse valor sobe para 54,11%, indicando uma realidade mais desafiadora nessa região. O Estado do Pará apresenta um índice de inadimplência ainda mais elevado, de 55,81%, comparado com o índice nacional. Belém apresenta o pior cenário entre os territórios analisados, com 63% de inadimplência, o que representa que aproximadamente 6 a cada 10 MEI da cidade estão inadimplentes. Essa taxa está mais de 20 pontos percentuais acima da média nacional.

Fonte: Ascom/Sebrae




Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

Rádio Show

14:00 17:00

AO VIVO!

Rádio Show

14:00 17:00