Dom Júlio quer assumir Arquidiocese de Belém após a COP30

Written by on 24 de maio de 2025

Em tempos de grandes mudanças, sociais, políticas e ambientais, a Igreja Católica também escreve um novo capítulo em sua história em Belém. Enquanto o mundo e a capital paraense se preparam para a realização da COP-30, em novembro de 2025, a Arquidiocese de Belém vive sua própria expectativa após a nomeação do novo arcebispo coadjutor, dom Júlio Endi Akamine.

A decisão foi acolhida pelo Papa Francisco, pouco antes de seu falecimento, após pedido do arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa, que solicitou a colaboração de um bispo coadjutor para a condução da arquidiocese. Assim, o pontífice nomeou dom Júlio Endi Akamine, arcebispo de Sorocaba (SP), para assumir a nova missão na Amazônia.

Apesar da nomeação, dom Júlio manifestou interesse em assumir efetivamente a Arquidiocese de Belém apenas após a realização da COP-30. A decisão final sobre a data da posse caberá ao Núncio Apostólico, representante do Vaticano no Brasil.

Quem é dom Júlio Endi Akamine

Natural de Garça, no interior de São Paulo, dom Júlio nasceu em 30 de novembro de 1962. Aos 13 anos, iniciou sua trajetória religiosa no Seminário da Sociedade do Apostolado Católico (SAC), os Palotinos, em Londrina (PR). Ordenado sacerdote em 24 de janeiro de 1988, trilhou uma sólida carreira acadêmica e pastoral.

Quer ler mais notícias sobre Religião? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

É mestre e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, além de licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica. Dom Júlio também atuou como professor de Teologia e foi Reitor Provincial da Província Palotina São Paulo Apóstolo.

Sua carreira episcopal começou em 2011, quando foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e vigário episcopal da Região Lapa. Em 2016, foi elevado a arcebispo metropolitano de Sorocaba, sucedendo dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, que renunciou por motivo de idade.

Atualmente, preside a Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Entre 2013 e 2019, integrou a Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação, além de ser o bispo referencial da Pastoral da Educação.

Seu lema episcopal é “Bonum Facientes Infatigabiles” que significa, em tradução livre, “Não vos canseis de fazer o Bem”, um princípio que o acompanhou em todas as etapas de sua missão e que agora se estende à Amazônia, em uma das arquidioceses mais importantes do país.


Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

Bom Dia Alegria

08:00 12:00

AO VIVO!

Bom Dia Alegria

08:00 12:00