Dia do café: quais os benefícios e riscos dessa paixão mundial?

Written by on 24 de maio de 2025

O cheiro de café passado pela manhã tem o poder de despertar não só os sentidos, mas também debates sobre seus efeitos na saúde. E este sábado, 24 de maio, Dia Nacional do Café, é a oportunidade de colocar na mesa essa paixão que atravessa gerações, culturas e fronteiras no Brasil.

A data foi instituída em 2005 pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), para marcar o início da colheita nas principais regiões cafeeiras e homenagear a história e a cultura do café no país, que é o maior produtor e exportador de café do mundo. Seus efeitos no corpo podem ser tanto benéficos quanto prejudiciais, tudo vai depender da quantidade, da frequência e da sensibilidade do organismo.

Leia mais:

“O café consumido com moderação tem uma série de efeitos positivos. Melhora a disposição física e intelectual, protege o sistema cardiovascular, contribui na prevenção de doenças degenerativas, como Alzheimer, e segundo alguns estudos, ainda reduz entre 17% a 24% o risco de diabetes tipo 2, especialmente entre quem consome de três a cinco xícaras pequenas por dia, sem açúcar”, explica o médico nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).

De acordo com o especialista, o café é rico em antioxidantes, como os ácidos clorogênicos, contribuindo para a saúde do cérebro, do coração e para um envelhecimento mais saudável. “Ele estimula o sistema nervoso central, melhora a capacidade cognitiva, além de ter efeito broncodilatador, ajudando até na função pulmonar”, destaca.

Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

Mas nem tudo são flores – ou grãos. A cafeína também é capaz de provocar efeitos indesejados quando consumida em excesso. Segundo o nutrólogo, a dose segura para adultos saudáveis gira em torno de 400 miligramas de cafeína por dia, o equivalente a quatro xícaras de café coado. “Quando ultrapassamos esse limite, podem surgir problemas como insônia, ansiedade, irritabilidade, aumento dos batimentos cardíacos e até doenças gastrointestinais, como gastrite e refluxo”.

O médico chama a atenção para um grupo específico: pessoas com arritmia cardíaca e prolapso da válvula mitral – condição que, segundo ele, afeta cerca de 40% das mulheres. “Nessas pessoas, a ingestão excessiva de cafeína pode acelerar ainda mais a frequência da possibilidade de desenvolver arritmias cardíaca”.

Outro ponto pouco comentado, mas fundamental, é que o café interfere na absorção de minerais importantes, como ferro e cálcio. “Isso é particularmente relevante para quem tem anemia ferropriva ou osteoporose. Nessas situações, o consumo deve ser bem controlado e, de preferência, afastado das principais refeições”.

Especialista orienta

lAmigo do coração – rico em antioxidantes, o café ajuda na circulação sanguínea e pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, quando consumido com moderação.

lCérebro mais ativo e menos depressão – estimula a liberação de substâncias como dopamina e adrenalina, melhorando foco, memória e bem-estar, além de reduzir riscos de doenças neurodegenerativas.

lMais energia e melhor desempenho – a cafeína combate o cansaço, aumenta a disposição e contribui para a performance física e mental.

lExcesso faz mal – altas doses de cafeína podem causar ansiedade, insônia, arritmias e até efeitos mais graves, variando conforme o organismo de cada pessoa.

lConsumo consciente – a recomendação para adultos saudáveis é de até 400 mg de cafeína por dia – cerca de quatro xícaras de café coado, considerando outras fontes de cafeína.

lSem açúcar é melhor – evitar o açúcar no café pode ajudar a prevenir o diabetes tipo 2 e favorecer o controle da glicose e da sensibilidade à insulina.

lHora certa para tomar – prefira tomar até o meio da tarde, pois a cafeína pode prejudicar o sono. Também pode interferir na absorção de ferro e cálcio.

lTipos e teores de cafeína – o expresso tem mais cafeína por volume que o coado. O descafeinado é uma opção para quem quer evitar a substância, sem abrir mão do sabor.

lCafé fresco sempre – após 30 minutos do preparo, o café começa a oxidar, perdendo sabor e podendo causar desconfortos gastrointestinais.

lQuem deve evitar – não é recomendado para gestantes, lactantes, crianças, pessoas com ansiedade, insônia, refluxo, doenças cardíacas ou glaucoma, salvo orientação médica.

SAIBA MAIS

O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, atrás apenas da água. Entre os consumidores, o Brasil também é protagonista. É o segundo maior consumidor de café no mundo; à frente está os Estados Unidos. E essa paixão pelo café vai muito além do consumo. As diversas datas comemorativas ligadas à bebida mostram o quanto ela é valorizada tanto pelos brasileiros quanto no mundo.

No Brasil, o Dia Nacional do Café é comemorado em 24 de maio, destacando a importância econômica e cultural do grão no país, além de homenagear os baristas, profissionais que dominam a arte de preparar um bom café.

“O segredo está na moderação e no consumo consciente”

E sim, é possível se tornar dependente da cafeína. “Com o tempo, o organismo desenvolve uma dependência. A pessoa passa a apresentar irritabilidade, sonolência, cansaço e até dores de cabeça quando não toma. Esses são sinais claros de que o consumo pode estar exagerado”, ressalta.

Sobre os melhores horários para consumir café, o nutrólogo diz que não há uma regra, pois isso varia conforme a sensibilidade de cada pessoa. “Mas, de forma geral, a partir das 18h o ideal é evitar. Geralmente a partir desse horário a maioria das pessoas tem mais sensibilidade, já que pode atrapalhar a qualidade do sono. Contudo, quem já tem o hábito frequente de tomar café pode não sentir tanto esse efeito, pois o organismo se adapta”.

A boa notícia é que, na balança, os benefícios superam os riscos. “Os efeitos positivos são muito maiores: melhora na concentração, no desempenho esportivo, na disposição, na capacidade cognitiva, na proteção cardiovascular e na redução do risco de doenças degenerativas. O segredo está na moderação e no consumo consciente”, conclui Durval Ribas Filho.


Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

Bom Dia Alegria

08:00 12:00

AO VIVO!

Bom Dia Alegria

08:00 12:00