Alunos comemoram formatura após doação de computadores
Written by Redação on 14 de maio de 2025
No ano passado, o senador Jader Barbalho indicou 40 municípios paraenses para receberem a doação de equipamentos de informática. As doações feitas pelo Governo Federal, por intermédio da pasta das Comunicações, têm como prioridade a entrega de equipamentos para escolas públicas que carecem de equipamentos para promover a educação, principalmente a de jovens e adultos.
Os computadores também podem ser usados nos Pontos de Inclusão Digital (PID), em locais onde há oferta de cursos profissionalizantes de forma gratuita, entre outras ações inclusivas. Esses equipamentos começaram a chegar nas escolas paraenses no ano passado e já estão sendo utilizados.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- PEC que prevê maior prazo para pagamentos de dívidas de municípios será analisada
- Jader defende a inclusão socioeconômica e produtiva
- Estatuto do Ribeirinho em pauta na Comissão do Meio Ambiente
“Recebi, com enorme satisfação, uma mensagem de alunos do município de Gurupá, que mostra a foto de alunos jovens que já conseguiram concluir o curso inicial na área de informática. Saúdo a prefeita Iracilda Alho; o vice-prefeito Roselio Pureza e de formandos da primeira turma de 20 adolescentes no curso de informática básica no Cras do município”, comemorou o senador.
Nesta primeira indicação, Jader destinou 10 computadores para o Instituto Federal do Pará, em Óbidos; a mesma quantidade para a Escola Estadual São José, no Distrito de Nova Maracanã; outros 10 para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), em Gurupá; e outros 10 para a Biblioteca Pública Belkiss Santos, em Afuá. As doações indicadas pelo senador fazem parte do programa Computadores para Inclusão.
“Vivemos em um mundo digital. Escolas sem acesso à internet, sem equipamentos para os alunos devem ser priorizadas. A conectividade permite uma educação mais igualitária, promove a inclusão de quem não pode ter recursos digitais por conta própria. Parabenizo a iniciativa e me sinto honrado por poder contribuir com a educação de nossos cidadãos paraenses”, disse o senador.
Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
INCLUSÃO
O Programa Computadores para Inclusão já soma, desde sua criação, um total de 32,9 mil computadores doados, distribuídos para 717 municípios brasileiros. Os equipamentos doados são fruto do projeto que reaproveita máquinas descartadas por órgãos públicos e instituições financeiras, que são recuperadas e distribuídas para escolas, associações e iniciativas com relevante atuação social.
O Brasil gera cerca de 2,4 milhões de toneladas de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos por ano, mas apenas 3% desse volume tem o destino correto. O descarte inadequado desses materiais representa um risco à saúde humana e ao meio ambiente.
Para dar um caminho diferente para esses equipamentos, o Congresso Nacional aprovou a Lei 14.479/2022, que institui a Política Nacional de Desfazimento e Recondicionamento de Equipamentos Eletroeletrônicos. Com isso, foi criado o Programa Computadores para Inclusão, por meio do Ministério das Comunicações (MCom). A ação tem como foco promover a inclusão digital, por meio do recondicionamento e do descarte correto de equipamentos, ao mesmo tempo em que oferece formação técnica gratuita para jovens em situação de vulnerabilidade social.