Feira destaca importância do cooperativismo paraense
Written by Redação on 24 de abril de 2025
Começa nesta quinta-feira (24) a 5ª edição da FENCOOP 2025, que transforma a Estação das Docas, em Belém, em uma verdadeira vitrine do cooperativismo paraense. A feira reúne 112 cooperativas expositoras, distribuídas em 52 estandes, com entrada franca e uma programação intensa voltada à promoção de negócios, trocas de experiências e valorização da produção local.
Realizada pelo Sistema OCB/PA, a Feira de Negócios do Cooperativismo Paraense apresenta ao público a diversidade e a força do modelo cooperativista no Estado, com participação de cooperativas dos ramos de agronegócio, agricultura familiar, saúde, mineração, crédito, educação e trabalho. A edição deste ano marca também o lançamento oficial do ramo de seguros como novo segmento do cooperativismo brasileiro.
“Nos desfilaremos aqui uma diversidade de produtos e serviços deste grande ramo de negócios, que são as cooperativas. (…) Será para nós uma oportunidade imensa de mostrar para a sociedade paraense e a sociedade brasileira a nossa bioeconomia”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.
Quer mais notícias sobre Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
Raiol também destacou a importância simbólica da edição de 2025, ano em que a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu, pela segunda vez, o cooperativismo em escala global.
“Hoje, neste ano de 2025, nós recebemos pela segunda vez um presente da ONU. Segundo Ano Internacional das Cooperativas. Isso é maravilhoso, porque nenhuma outra instituição ou negócio recebeu esse reconhecimento. É bioeconomia, é cooperativismo, é Amazônia.”
A programação da FENCOOP inclui ainda oficinas, palestras, rodada de negócios, exposições culturais e o espaço gastronômico da Cozinha Show, em parceria com a Abrasel, que valoriza ingredientes regionais fornecidos por cooperativas da agricultura familiar. A feira segue até sexta-feira (26), com visitação das 15h às 22h, reforçando o papel do cooperativismo como vetor de desenvolvimento sustentável e inclusão produtiva no Pará.