De Porchat a Caetano: famosos brasileiros que visitaram o papa
Written by Redação on 21 de abril de 2025
Alguns comediantes brasileiros tiveram o privilégio de conhecer o papa Francisco e trocar algumas palavras com ele alguns meses antes de sua morte, confirmada nesta segunda (21). Dentre eles os humoristas Fábio Porchat, Cacau Protásio e Cris Wersom.
Em junho do ano passado, cerca de 200 artistas da comédia —entre atores, roteiristas, escritores e cartunistas— se reuniram no Vaticano para uma cerimônia que contemplou pessoas de 15 países diferentes.
Leia também:
- Profecia sobre Francisco prevê “fim dos papas e desolação do mundo”
- Votos e fumaça: entenda o conclave, que elegerá novo papa
- Helder e Hana Ghassan lamentam morte do papa Francisco
- Arquidiocese relembra relação de papa Francisco com Belém
Na ocasião, Porchat contou que o pontífice fez uma brincadeira ao se referir a uma das bebidas mais famosas do Brasil. “A cachaça é água?”, disse ele sobre o breve papo com Francisco em entrevista ao Fantástico (Globo).
Segundo Porchat, o papa em seu discurso falou sobre as qualidades dos profissionais que ele encontrava. “É maravilhoso, pela primeira vez na história, o papa se encontrar com comediantes. O discurso dele foi muito bonito, dizendo que quando algum comediante consegue fazer uma pessoa rir sem humilhar, Deus também sorri”.
Cacau Protásio publicou uma série de imagens e vídeos em sua rede social do encontro. Ela se emocionou por estar à frente da figura mais importante do catolicismo. Naquele momento, aproveitou para pedir uma bênção em sua aliança de casamento com o fotógrafo Janderosn Pires, com quem estava há 12 anos. Ambos, porém, se separaram meses depois. “Receber esse convite foi um grande marco na minha vida profissional e espiritual”, disse.
Dentre os nomes norte-americanos daquela ocasião, destaque para Whoopi Goldberg, estrela dos filmes “Mudança de Hábito”; Stephen Colbert, apresentador de um dos principais talk shows da TV americana; Jimmy Fallon, Jim Gaffigan, Conan O’Brien, Chris Rock, Tig Notaro e Julia Louis-Dreyfus, das séries “Seinfeld” e “Veep”.
O italiano Silvio Orlando, que interpretou um cardeal na série “The Young Pope”, foi outro convidado. Florinda Meza, a Dona Florinda do seriado “Chaves”, estava entre os artistas mexicanos, assim como o ator Chume Torres.
Em entrevista à Folha de S.Paulo, o padre Arnaldo Rodrigues, assessor de comunicação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), explicou que a lista de convidados foi elaborada em conjunto entre os dicastérios para Cultura e Educação e para a Comunicação.
Os dicastérios são órgãos dentro do Vaticano dedicados a tratar de assuntos variados. Membros dos dois dicastérios de cada país puderam sugerir nomes, que foram avaliados pelos cardeais que presidem cada pasta e enviados ao Vaticano.
O próprio padre Arnaldo indicou um dos nomes, o de Cacau Protásio. “O cardeal que dirige o Dicastério para a Cultura me perguntou se eu teria alguém para indicar. Imediatamente indiquei o nome da Cacau Protásio, que conheço pessoalmente. Além de ela ser católica, tem um grande trabalho na área do humor”, disse.
Em setembro do ano passado, foi a vez de a ministra da Cultura, Margareth Menezes, encontrar o papa durante visita oficial à Europa para discutir o bicentenário das relações Brasil-Vaticano e o fortalecimento dos laços culturais entre Brasil e Itália.
“Foi muito especial, o papa tem um grande coração. Precisamos unir forças também no campo espiritual, pedindo a Deus que possa intervir em nosso favor”, disse Margareth à Rádio Vaticano-Vatican News.
Em 2023, quando estava em turnê pela Europa, foi Caetano Veloso quem se encontrou com o papa. No papo, o artista afirmou que estava preocupado com a violência na Bahia, seu estado natal, e fez um “pedido de socorro” na carta que entregou ao pontífice.