Família de Mirélia pede ajuda com doação de sangue em Belém
Written by on 20 de dezembro de 2024
A doação de sangue é um ato de cuidado que pode salvar vidas. O DOL Ajuda, nesta sexta-feira (20), divulga a doação de sangue, de qualquer tipo sanguíneo, para Mirélia Cafezakis Moutinho, que se prepara para uma cirurgia no Hospital Guadalupe no dia 26 de dezembro (quinta-feira).
A doação de qualquer tipo sanguíneo pode ser feita no Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Belém (Ihebe). A doação pode ser feita de segunda a sexta, de 7h30 às 18h, e aos sábados, de 7h30 às 11h.
É importante lembrar que o Ihebe não funcionará nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e no dia 1º de janeiro de 2025.
Como doar sangue
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos que estejam em boas condições de saúde e que pesem mais de 50 kg. É necessário apenas levar um documento oficial com foto. Menores de 18 anos devem ter consentimento formal dos responsáveis.
O doador não pode ter comido alimentos gordurosos até 3 horas antes da doação e precisa ter dormido, ao menos, 6 horas nas últimas 24h.
Homens podem fazer até quatro doações de sangue por ano, e mulheres três. Não é possível doar sangue se tiver contraído sintomas gripais nos últimos 30 dias.
Quer mais notícias do Pará? Acesse o canal do DOL no WhatsApp
Restrições
Pessoas grávidas, com anemia, hipertensão, hipotensão ou febre também não poderão doar. Pessoas que tiveram filhos ou fizeram piercings e tatuagens nos últimos 12 meses também não podem doar.
Pessoas com HIV ou que já tiveram hepatite, malária, doença de chagas, algum tipo de câncer ou tenham sofrido transplante também não podem doar, independente do momento.