Artistas recontam lendas amazônicas com olhar feminino
Publicado em 21 de outubro de 2024
Se você cresceu no Pará, provavelmente já ouviu alguma história de visagem. Podem ser seres espirituais que assombram a cidade – como a Moça do Táxi, da capital Belém, e a Mulher Cheirosa, de Soure – ou entidades que se transformam em animais – como a Matinta Perera e a Cobra Caninana. Essas histórias de arrepiar os sentidos foram a inspiração para o livro Visagentas, que entra em pré-venda nesta segunda-feira (21), um mês antes do lançamento oficial.
A obra é fruto da parceria entre duas mulheres amazônidas. A escritora, contista e jornalista Iaci Gomes uniu seus talentos aos da artista visual e designer Renata Segtowick para dar origem a 10 contos inspirados em histórias clássicas de visagens, relatos fantásticos e assombrações paraenses, reescritas a partir do ponto de vista feminino. Para acompanhar os textos, o livro mergulha no imaginário popular e na criatividade com 10 ilustrações, que evocam o misticismo dos relatos originais combinados com as formas e cores características dos trabalhos artísticos de Segtowick.
Conteúdo relacionado:
Jornalista paraense Paulo Garcia lança seu primeiro livroPablo Neruda: “20 Poemas de Vida e um Sino Quebrado”Livro reúne poesia e trajetória literária de Pedro Galvão
A ideia ganhou corpo em um projeto, que foi selecionado em 1º lugar pelo Edital de Múltiplas Linguagens – art. 8º, da Lei Paulo Gustavo, publicado pela Fundação Cultural de Belém (Fumbel). Além do livro físico, o Visagentas também estará disponível em formato de audiolivro e e-book. Metade da tiragem impressa prevista no edital será doada a escolas públicas municipais, bibliotecas e pontos de leitura periféricos, como contrapartida pelo financiamento ao projeto.
Ancestral em nova abordagem
A escritora dos contos, Iaci Gomes, reforça que a ideia não é desrespeitar as versões clássicas das histórias, e sim propor uma produção atual, com linguagem mais focada no público adulto e jovem adulto. “A proposta respeita os contos originais, mas com uma nova abordagem. Exploramos o terror, o horror, mas também a emoção. Abordamos temas que pedem uma sensibilidade a mais, como solidão feminina, violência doméstica e relações familiares. Colocamos algo que só duas mulheres poderiam trazer”, afirma a autora, que no passado publicou as obras “Nem Te Conto”, “Curtidas Mortais” e “A Semente” – todas no gênero de contos de terror.
Renata Segtowick, que já tem cerca de 20 anos de carreira na arte e na publicidade, acrescenta que a liberdade artística foi o grande diferencial do projeto Visagentas. “É um marco para mim, porque eu e a Iaci fizemos o livro do nosso jeito, em equilíbrio. Contribuímos uma com a outra, ouvimos as pessoas que trabalharam com a gente, mas mantivemos aquilo que nos representa de verdade.”, destaca.
Parcerias femininas
Além das duas artistas que assinam a obra, Visagentas conta com a revisão editorial de Jeniffer Yara e a consultoria da pesquisadora de saberes ancestrais Danielle “Yaci Anambé” Souza. “Apesar de estarmos inseridas na cultura amazônida, ouvir as sugestões da Jennifer, que é mestre em Estudos Literários, e da Danielle, que é antropóloga e também uma mulher indígena, foi muito importante para que nós mantivéssemos o respeito pela ancestralidade que esses contos também carregam, sem abrir mão da qualidade editorial e da nossa liberdade artística”, relata a escritora Iaci Gomes, sem esconder a empolgação com a equipe que ajudou a dar vida ao projeto.
Em alto e bom som
Para o audiolivro, que será lançado junto com a versão impressa, somam-se ao projeto as vozes de Sonia Ferro, Félix Robatto e Maria Helena Robatto, com produção, gravação e sonoplastia assinada pelo Pupuña Estúdio.
“A ideia do audiolivro é fazer realmente como se fosse uma radionovela, com interpretação, com sonoplastia. Mesmo sendo um estúdio mais voltado pra música, eles adoraram o projeto, aceitaram fazer e ficou super legal. Vamos colocar trechos para as pessoas escutarem no dia do lançamento”, promete Segtowick.
Quer mais notícias sobre Cultura? Acesse nosso canal no WhatsApp
SERVIÇO
Livro Visagentas
Lançamento: 22/11/2024, das 18h às 21h30
Local: Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará. Rua João Diogo nº 284, bairro Campina, Belém – PA
Pré-venda: a partir de 21/10/2024, pelo beacons.ai/visagentas
Preço: R$ 48 para a cópia impressa, gratuito nos formatos audiolivro e ebook
Informações: @visagentas no Instagram e www.visagentas.com.br