Já pensou em consumir açaí em pó? Conheça processo inovador
Written by on 7 de setembro de 2024
O uso de tecnologias inovadoras pode ser muito útil também no setor de alimentos, sobretudo quando se busca desenvolver modelos mais saudáveis e também sustentáveis. Entre os processos inovadores proporcionados pelo uso da tecnologia hoje, está a liofilização de alimentos. Técnica que já é uma realidade no Pará e que apresenta uma boa perspectiva de fortalecer a exportação de produtos como o açaí pelo estado.
A liofilização é uma técnica de secagem de alimentos, que possibilita que seja retirada a água de frutas, por exemplo, preservando os seus nutrientes naturais. Sem conservantes e 100% naturais, os produtos liofilizados podem ser mais facilmente transportados e contribuir com a manutenção de uma alimentação saudável.
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Foi exatamente com essa proposta que o químico Hugo Salgado fundou, no coração da Amazônia, uma foodtech que comercializa produtos liofilizados em pó. “A Liovitta surgiu em 2018 como uma startup, com a proposta de levar vida saudável às pessoas através de alimentos naturais liofilizados, de origem vegetal amazônica e orgânica, facilitando o preparo e o consumo de alimentos 100% naturais e isentos de adição de açúcares e ou aditivos químicos e conservantes artificiais”.
O CEO e fundador da empresa explica que a tecnologia freeze drier, também conhecida como liofilização, foi desenvolvida pela Nasa, a Agência Espacial Americana, e promove a conservação dos alimentos por meio da retirada de água deles. Através de uma máquina, o processo é realizado em ambiente atmosférico de vácuo e em baixas temperaturas negativas. “Isso promove o processo físico de sublimação da água do alimento, conservando todos os nutrientes, bem como sabor, cor e aroma. Desta forma, o alimento liofilizado não necessita de conservantes ou aditivos químicos para sua conservação, o que permite ao consumidor um alimento 100% natural e integral”.
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A técnica pode ser aplicada a qualquer alimento de origem vegetal e animal, sendo capaz de conservar integralmente os nutrientes antioxidantes, vitaminas, fibras, proteínas, carboidratos e sais minerais. No caso da Liovitta, Hugo aponta que os alimentos utilizados são naturais, de origem orgânica e de produtores rurais da região amazônica. Mais do que promover uma alimentação mais saudável para quem consome os produtos, a ideia é também garantir maior sustentabilidade possibilitando que produtores locais possam ter sua renda garantida a partir da conservação da biodiversidade local e da manutenção da floresta em pé. “A nossa matéria-prima é toda oriunda da agricultura familiar e 100% natural”, reforça Hugo Salgado.
“Os alimentos liofilizados são feitos de ingredientes isentos de aditivos químicos, açúcares ou conservantes artificiais, isso beneficia o consumidor pois além de estar consumindo um produto alimentício natural de verdade, ele contribui com a preservação do meio ambiente que fornece as frutas in natura como matéria-prima e torna o processo sustentável com a manutenção da floresta em pé. Além de que, no social, o uso de vegetais oriundos de produtores locais beneficia a distribuição de renda das famílias envolvidas na agricultura familiar e extrativismo sustentável da floresta”.
Entre os produtos já desenvolvidos por Hugo estão o açaí em pó, que tem um enorme potencial de exportação para outros países, devido à redução do custo de transporte e conservação, se comparado com o transporte do fruto em forma de polpa congelada. Além do açaí, há ainda a linha de sucos detox em pó liofilizados embalados em sachês com doses individuais de preparo rápido. “Em 2021, a empresa participou do programa de Aceleração Inova Amazônia do Sebrae, onde foi selecionada e pôde acelerar sua gestão e branding da marca, bem como seus produtos que foram expostos em uma missão na Alemanha para investidores europeus, o que gerou grande visibilidade para a marca”.
Desde 2023, a empresa atua através de uma estrutura e fabricação própria localizada no município de Castanhal, o que proporciona a fabricação própria dos produtos naturais inovadores para atender o mercado consumidor nacional.