Revitalização de quadra esportiva em Mosqueiro homenageia Mestre Cobra
Written by on 3 de setembro de 2024
A Ilha do Mosqueiro ganhou um presente nesta semana: o projeto Cores da Ilha concluiu uma intervenção na Bucólica ao revitalizar uma quadra esportiva da Praia do Bispo. Assinada pelo artista Sintético Abstrato a obra levou o estilo das rabiolas e papagaios do recém falecido Mestre Cobra para o piso da quadra que já faz sucesso com os boleiros da Ilha.
Praia, vento no rosto, futebol com os amigos, empinar papagaio, sol à pino. Tudo isso Mosqueiro oferece para dar e vender. E estes elementos inspiraram o artista Sintético Abstrato, codinome de Almir Trindade, a uma intervenção que coloriu um ponto movimentado da Praia do Bispo: a quadra de esportes. O local foi escolhido por ser uma região que é ao mesmo tempo comercial, residencial, cultural, próxima a escolas e muito visitada para esporte e lazer. “Manifestações artísticas não só revitalizam o espaço urbano mas também estimulam nas pessoas do local uma sensação de pertencimento de quem vive na área. E áreas recuperadas com arte estimulam a prática de esporte e ajudam a reocupar o local, aumentando também a segurança”, explicou o artista.
VEJA TAMBÉM
Desfile de moda mistura arte regional e glamour em MosqueiroMarajó é cenário da obra de Luciana Simon de Paula LeiteUepa oferece oficinas de skate, hip-hop e grafitagem
A quadra tem uma área de 420 metros quadrados e costuma ser bastante requisitada por jovens e adultos das proximidades, o que exigiu do artista uma programação para pintar, esperar a tinta secar e não atrapalhar a rotina dos frequentadores. “Começávamos a pintar cedo pela manhã para aproveitar a quadra vazia”, disse ele que contou com o clima para montar a programação. “Como tem cinco sóis para cada um, dava tempo de pintar, secar e o pessoal jogar no fim da tarde”, brincou. Ao todo, foram necessários três dias para concluir a pintura, que homenageia um artista muito presente nos céus da ilha. “Quis homenagear o mestre Cobra, o Rei do Papagaio, que faleceu recentemente. Ele tinha esse trabalho com formas geométricas que caberiam bem na quadra e foi uma fonte de inspiração”, disse.
Quer saber mais notícias culturais? Acesse nosso canal no Whatsapp
A ideia agora é que o Cores da Ilha se espalhe com intervenções em outros locais públicos. A Galeria Azimute é co-realizadora da atividade, e através da sua experiência o projeto encontrará novos espaços públicos para que artistas urbanos possam contribuir com novas intervenções artísticas.