Representatividade paraense no horário nobre da televisão
Written by on 13 de agosto de 2024
Ultrapassando o limite das telas e gerando comentários e repercussões na rotina cotidiana de muitos paraenses, a edição 24 do Big Brother Brasil foi marcada pela representação do estado do Pará. Pela primeira vez na história do reality show, um participante paraense chegou tão longe. Fazendo referência, em cada oportunidade, à cultura e tradições paraenses, a bailarina e atriz Alane Dias foi eliminada no último paredão da temporada, batendo na porta da final que teve como campeão o baiano Davi Brito.
Como de costume quando se trata do programa, por mais uma edição do BBB as intrigas, discussões e amores ocorridos dentro do confinamento ganharam as ruas e, naturalmente, as páginas do caderno tdb, do DIÁRIO. Para além dos lances do jogo em si, a busca da paraense Alane Dias de dar visibilidade ao estado do Pará foi destaque na edição.
Quer mais notícias de entretenimento? Acesse nosso canal no WhatsApp
Na trajetória marcada pelo gesto de levantar a perna, o que inclusive foi foco de uma das discussões que entraram para a história do programa, protagonizada por Alane e a carioca Fernanda Bande, a paraense enfrentou 98 dias de confinamento e um total de nove paredões, se tornando a participante mais indicada à berlinda em 2024.
Apesar de não ter sido uma unanimidade entre os brothers e nem entre o público, quem fazia torcida para Alane destacava a representatividade paraense que a bailarina levou para o programa, estratégia evidenciada sempre que a participante aproveitava o tempo ao vivo para mandar beijos para Belém, pelo fato de ela falar com frequência sobre as atrações culturais do estado, de fazer referência ao Círio de Nazaré e de dançar carimbó.
Depois de disputar por 10 horas a prova que garantia vaga para a final do programa, a paraense desistiu e foi levada ao que seria o seu último paredão, que também foi o último da temporada. Os dias finais dela no programa foram marcados por crises de choro ocasionadas pelo medo de deixar o reality “nos 45 do segundo tempo”, como ela própria se referiu à época.
Enquanto, dentro do programa, Alane já sentia que sua participação no BBB estaria chegando ao fim, do lado de fora muitos paraenses se mobilizaram para defender a permanência “do Pará” na final do programa. Entre eles estiveram os dois maiores rivais do futebol paraense, Remo e Paysandu, que chamaram votos para que Alane se tornasse uma das três finalistas. Antes do paredão, o próprio Governador do Pará, Helder Barbalho, manifestou torcida pela paraense.
SAÍDA
Apesar da torcida, enfrentando o então casal Matteus e Isabelle no paredão do dia 14 de abril de 2024, a bailarina deixou o programa em meio a uma crise em que falou palavras pesadas contra si mesma durante o programa ao vivo, minutos antes de deixar a casa. Alane teve 51,11% dos votos, contra 46,66% recebidos por Isabelle e dos 2,23% recebidos por Matteus, um dos paredões acirrados da edição.
Apesar do receio de Alane por deixar a casa antes do tempo, a participante já saiu do BBB com uma boa perspectiva de trabalho. Logo após a saída do programa, ela foi anunciada como a nova contratada da agência responsável pelas carreiras de Anitta e Juliette.
Na volta para o seu estado de origem, o Pará, a agora ex-BBB Alane Dias foi recebida em Belém por um cortejo que a recebeu ainda no Aeroporto Internacional de Belém e a acompanhou até o Boulevard da Gastronomia. No percurso, a atriz foi acompanhada por fãs, imprensa e pelo cantor MC Dourado. Parte do trajeto foi cumprido em um carro do Corpo de Bombeiros, de onde Alane acenou para o público que marcou presença nas ruas mesmo debaixo de chuva.
Outros paraenses
Antes de Alane, outros paraenses já haviam participado do programa. É o caso dos participantes Thais Macedo (2006), Mirla Prado (2009), Kamila Salgado (2013), Diego Sabádo (2018), Hadson Nery (2020) e Paula Freitas (2023). Ainda na edição de 2024, o paraense Marcus Vinícius esteve entre os participantes, mas nenhum deles chegou tão longe na disputa pelo prêmio quanto Alane.