HRPT é referência em exames de raio-X

Publicado em 5 de agosto de 2024

No Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), localizado em Altamira, no sudoeste do Pará, a máquina de raio-X desempenha um papel crucial na precisão dos diagnósticos e na qualidade do atendimento aos pacientes da região do Xingu e da Transamazônica.

O procedimento permite identificar fraturas, lesões ósseas, doenças pulmonares como tuberculose e pneumonia, e avaliar tumores. Tudo isso é fundamental para detectar problemas de saúde em estágios iniciais e direcionar os pacientes para tratamentos mais específicos que possibilitem até a cura.

De acordo com o Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT) do HRPT, foram realizados 3.345 exames de raio-X de janeiro a julho deste ano, com a maior parte dos atendimentos ocorrendo em junho, com 768 exames. Além do raio-X, a unidade oferece gratuitamente outros 17 tipos de exames de imagem, como mamografia, tomografia, endoscopia e ressonância magnética.

Conteúdo Relacionado

Estado entrega pronto-socorro para a população de BelémSanta Casa ganha enfermaria, Espaço Acolher e 323 servidoresSUS terá tratamento inédito em Medicina Hiperbárica no Pará

“A maioria dos pacientes que nós atendemos é de idosos. Muitos alegam sentir essas dores. A gente sempre explica para o paciente como será realizado o exame, para evitar que ele fique com medo ou com receio da máquina de raio-x. O nosso objetivo é ofertar o melhor possível para que os nossos usuários se sintam confortáveis”, esclareceu Gabriel Figueiredo, coordenador de radiologia do HRPT.

A idosa Francisca Barbosa, de 73 anos, foi um dos pacientes que utilizaram o serviço recentemente. Ela realizou o exame para investigar uma dor na coluna e aguarda o resultado, que será analisado por uma médica. “Eu nunca tinha feito esse exame. É a primeira vez. Não senti nenhuma dor. Passei por uma consulta e a doutora pediu pra fazer exame aqui. Ainda bem que não precisei ir pra fora, pois aqui na cidade tem a máquina de raio-x”, disse ela.



Da mesma forma, Maria Edineide, 65 anos, também fez o exame. Com sintomas como tosse, dores na coluna, ombros e dedos, ela está ansiosa pelo diagnóstico para saber se precisará de medicação. “Eu fiquei preocupada. Já fiz esse exame em outros hospitais, mas aqui no Regional é a primeira vez. É muito bom saber que aqui tem. Fica perto da minha casa. Ajuda muitas famílias. Muitas senhoras e muitos senhores”, destacou a idosa.

Quer ler mais notícias? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

A presença do serviço de radiologia na região da Transamazônica facilita o acesso a serviços de saúde de qualidade, evitando a necessidade de encaminhar pacientes para grandes centros urbanos e reduzindo custos com transporte e hospedagem. A gestão do HRPT é realizada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa).


Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

Rádio Show

20:00 22:00

AO VIVO!

Rádio Show

20:00 22:00