PC divulga balanço das ações dos 15 primeiros dias de julho
Written by on 17 de julho de 2024
As ações de segurança pública são fundamentais na prevenção de diversos tipos de crimes na capital e no interior do Estado, proibindo práticas e impedindo ilícitos que prejudiquem o bem estar social e assim, garantindo a lei e a ordem.
Como forma de garantir essas prerrogativas, em continuidade com as ações da Operação Verão 2024, comandada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), a Polícia Civil do Pará tem reforçado o seu efetivo para garantir a segurança dos brincantes que procuram os balneários neste período de férias escolares. Dividida em várias frentes de trabalho, as equipes de policiais civis e servidores administrativos atuam nos finais de semana na capital e no interior.
”A atuação da PCPA na “Operação Verão” segue sendo um sucesso, e isso se deve ao trabalho integrado de nossos servidores e à dedicação de todos os envolvidos. O fortalecimento da segurança nas nossas ruas e praias durante a temporada de verão é um reflexo do empenho e da colaboração de cada um que atua para garantir um ambiente mais seguro para a população paraense”, destacou o delegado-geral, Walter Resende.
Quer mais notícias sobre o Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
No primeiros 15 dias do mês de julho, a Polícia Civil registrou 767 boletins de ocorrências, 135 procedimentos instaurados e 72 prisões efetuadas em diversos crimes. Com foco em oferecer um atendimento de excelência aos cidadãos, as escrivães de polícia, Maria Ofélia Albano e Hellem Gonçalves, atuaram nos dois primeiros finais de semana de veraneio.
“Dedico minha carreira a servir a população paraense e amo o que faço. Sempre que surge uma oportunidade para participar de ações policiais ou reforçar o efetivo, me coloco à disposição para ajudar, pois cada experiência é uma chance de aprender algo novo e compartilhar um atendimento de qualidade ao cidadão”, contou a escrivã Ofélia Albano.
Lei Seca
Para acompanhar a intensa movimentação de condutores e reprimir a ocorrência de crimes de trânsito, a Polícia Civil integra os pontos de fiscalização do Departamento de Trânsito (Detran). Em Salinópolis, no nordeste paraense, 18 condutores foram autuados, já em Benevides, na Região Metropolitana de Belém, ações ocorreram na Rodovia PA-391, na estrada de acesso à ilha de Mosqueiro, onde dois motoristas foram presos.
A temporada é acompanhada de perto pelas equipes da Diretoria de Polícia Administrativa (DPA) e Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) que fiscalizam em colaboração com órgãos do Sistema Estadual de Segurança Pública e municipais, as praias, orlas, estabelecimentos comerciais, bares e casas noturnas, com foco em normas de convivência, leis e nas licenças de funcionamento para garantir os espaços adequados e dentro das normas vigentes.
Até o momento, 131 estabelecimentos foram fiscalizados e 51 responsáveis pelo funcionamento intimados para adequações. A apuração de denúncias de poluição sonora resultou na fiscalização de 82 locais e 128 veículos.
No total, 175 servidores no reforço, somando-se ao 100 já lotados nas unidades e 20 viaturas estão mobilizados para garantir a segurança e o bom atendimento aos frequentadores nas unidades policiais, como ressalta o Diretor de Polícia do Interior (DPI), delegado Henisson Jacob.
“Os servidores dão reforço policial para garantir mais celeridade ao trabalho dos policiais lotados e que estarão de serviço nas unidades de seus respectivos municípios. Estamos atuando em diversas frentes com atendimento especializado, além da Diretoria Itinerante, que vai até os municípios para reunir com o efetivo e alinhar as ações policiais”, explicou o delegado Hennison Jacob, diretor de Polícia do Interior.