Que tal aproveitar as férias para conhecer melhor Belém?

Written by on 27 de junho de 2024

Para quem não vai viajar nestas férias, Belém continua sendo uma opção para ter diversão, descanso e aprendizado. A cidade, rica em história e cultura, oferece variedade de lazer, muitas delas gratuitas. Este período é ideal para relaxar e aproveitar a cidade sem pesar no bolso, com atrações que vão desde a contemplação de paisagens, até visitas a museus e parques.

Uma delas é o Forte do Presépio, localizado no complexo Feliz Lusitânia. Construído em 1616, o forte é um marco na fundação da cidade e oferece uma vista deslumbrante do Rio Guamá. Além de sua importância histórica, o local abriga exposições que retratam a cultura e a história paraense, permitindo uma viagem no tempo.

NOTÍCIAS RELACINADAS:

Outeiro: comerciantes se preparam para fluxo de veranistasVeja preços de passagens para as fériasDeixe seu carro pronto para as suas férias!

O autônomo João Paulo Queiroz, 18 anos, ao visitar o complexo mencionou que, apesar de seu trabalho intenso, espera tirar folga do trabalho para explorar mais a cidade. João Paulo planeja revisitar lugares como o Forte do Presépio e a Estação das Docas. Ele também expressou interesse em conhecer outros lugares. “Espero tirar folga e visitar Belém. Quero conhecer mais sobre nossa cultura; nunca tive a oportunidade de visitar o Bosque Rodrigues Alves, que é um lugar que me interessa bastante pelos animais e pela história”, conta.

A empreendedora Adrielle Carmo, 20, que também visitou o Forte do Presépio, destacou a vista como o principal atrativo tanto do Forte quanto de lugares como o complexo Turístico Ver-o-Rio. Adrielle mencionou que gosta de visitar esses lugares com sua família para contemplar a paisagem e desfrutar do ambiente. “Frequento bastante esses lugares, assim como o Porto Futuro. Nas férias, pretendo levar minha família para passeios em outros pontos culturais que são ótimos para crianças”, diz.

Quer ler mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp!

Visitando a sala Valdir Sarubbi, no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, a recepcionista Letícia Araújo, 21, expressou seu encantamento ao conhecer pela primeira vez as obras expostas no espaço. “Moro há 21 anos aqui e nunca tinha visitado. Estou encantada com a beleza deste lugar. É um passeio que recomendo a todos”, afirmou.

MUSEUS

O ‘Domingo da Gratuidade’ também é um programa para anotar e não perder nessas férias. O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), oferece a entrada gratuita em todo o Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM) no primeiro domingo de cada mês. Esta ação, vigente desde fevereiro de 2020 pela Portaria nº 51, visa ampliar o acesso aos espaços museais.

Os museus participantes incluem o Museu de Arte Sacra, Museu do Forte do Presépio, Casa das Onze Janelas, Museu do Círio, Museu do Estado do Pará, Museu de Gemas, Museu da Imagem e do Som, Memorial Amazônico da Navegação e Parque Cemitério Soledade.

Locais para visitar

Horários

Entre os locais mais atrativos, destacam-se também o Bosque Rodrigues Alves, Museu Emílio Goeldi, Parque Estadual do Utinga, entre outros. Para aqueles que desejam aproveitar as férias em Belém, seguem algumas sugestões de locais e seus respectivos horários de funcionamento:Complexo Turístico do Ver-o-Rio – localizado na avenida Marechal Hermes, 1374 – Umarizal | acesso livre;Praça Batista Campos – Tv. Padre Eutíquio, S/N – Batista Campos | acesso livre;Praça do Horto Municipal – Rua dos Mundurucus, S/N – Batista Campos | de terça-feira a domingo, de 8h às 18h;Praça da República – Avenida Presidente Vargas, 814 – Campina | acesso livre;Ver-o-Peso – Boulevard Castilhos França – Campina | espaço aberto ao público diariamente;Orla de Icoaraci – R. Siqueira Mendes, S/N | acesso livre; ainda na Orla, a Feira de artesanato no Paracuri | funciona todos os dias, de 8h às 19h (Feira);Praia de Outeiro – Ilha de Caratateua, conhecida popularmente como Ilha de Outeiro ou apenas Outeiro. Uma das praias: Praia Grande – av. Beira Mar, S/N;Estação das Docas – av. Marechal Hermes, S/N – Campina | aberto ao público de domingo à quinta-feira, das 10h às 00h, e sexta-feira e sábado, de 10h às 01;Parque Urbano Belém Porto Futuro – R. Belém, S/N – Reduto | todos os dias, de 06h às 22h;Bosque Rodrigues Alves – av. Alm. Barroso, 2305 – Marco | aberto de terça-feira a domingo, das 8h às 14;Museu Emílio Goeldi – av. Gov Magalhães Barata, 376 – São Brás | aberto de quarta-feira à domingo, das 9h às 15;Portal da Amazônia – R. Portal da Amazônia, S/N – Jurunas | acesso livre;Parque Estadual do Utinga – av. João Paulo II, S/N – Curió-Utinga | apenas terça-feira fechado; nos outros dias, aberto de 06h às 17h.



Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

Amor Sem Fim

22:00 24:00

AO VIVO!

Amor Sem Fim

22:00 24:00