Líbero Luxardo estreia nova leva de filmes; confira!
Written by on 20 de junho de 2024
O Cine Líbero Luxardo, em Belém, estreia nova programação a partir desta sexta-feira, 20, em diversos horários. Nas sessões regulares estarão três filmes: o documentário brasileiro “Tudo o Que Você Podia Ser”, o iraniano “Crônicas do Irã” e o norte-americano “A Matriarca”. O cinema também promove o projeto “Cuíra Em Cenas – Festival de Videodanças da Amazônia”, amanhã, 21, das 15h às 17h; a sessão-debate de “Jardim dos Desejos”, no sábado, 22; e o projeto Maldita Cine Clube, com o documentário “Wolfram, a saliva do lobo”, no dia 24.
O documentário “Tudo o Que Você Podia Ser” traz a personagem de Aisha Brunno vivendo um dia especial na companhia das melhores amigas. O filme é um retrato autêntico da liberdade queer – expressão que identifica uma determinada identidade de gênero. Pelo olhar das personagens, é possível vislumbrar o amor, os laços de amizade e a alegria da própria autenticidade.
NOTÍCIAS RELACIONADAS:
Filmes no Líbero Luxardo serão opção no mês junino“Eu, Capitão” e outros indicados ao Oscar no Líbero LuxardoLonga com Julianne Moore e Natalie Portman chega ao Luxardo
Em “Crônicas do Irã” acompanha pessoas comuns de todas as esferas da vida enquanto percorrem restrições culturais, religiosas e institucionais impostas a elas por várias autoridades, de professores a burocratas. E no longa “A Matriarca”, uma ex-correspondente de guerra, agora entediada na aposentadoria com um problema de alcoolismo e uma perna recentemente fraturada, lida com Sam, seu neto rebelde, recentemente expulso do internato e sofrendo com a morte de sua mãe.
Nas sessões paralelas, “Jardim dos Desejos” traz Narvel, com um passado problemático e que se desvela quando ele tira a camisa, no corpo dele está a memória das tensões raciais que permanecem latentes em Louisiana, no sul dos Estados Unidos. Em “Wolfram, a saliva do lobo”, a narrativa é criada em torno do processo de extração de minério, na escuridão da mina, invadida pela luz dos mineiros e pelas máquinas ruidosas. O documentário foi filmado nas Minas da Panasqueira, em Portugal, entre 2008 e 2009.
Quer ler mais notícias sobre Cinema? Acesse o nosso canal no WhatsApp!
FESTIVAL
Fruto de uma parceria com a produtora brasileira Ondina Studio, o CLL apresenta também a segunda edição do “Cuíra Em Cenas – Festival de Videodanças da Amazônia”, selecionado pela Lei Paulo Gustavo 2023. Protagonizado por artistas locais, a programação expande os limites da dança para além dos palcos de teatro, intervindo nas telas de cinema.
Na sexta, 21, a partir das 15h, será exibido o curta-metragem “Partilha”, de Louise Di Fátima, e após a exibição haverá um debate com a diretora da obra. No sábado, 22, o cinema exibe os filmes da oficina de videodanças do festival com bate-papo no final da sessão, no mesmo horário.
APROVEITE
Cine Líbero LuxardoOnde: FCP (Av. Gentil Bittencourt, 650, térreo/Centur)Quanto: R$12 (meia-entrada a R$6), à venda na bilheteria 1h antes de cada sessão.Programação completa: Instagram @cineliberoluxardo