Confira a programação completa do Arraial de Todos os Santos

Written by on 10 de junho de 2024

A 37ª edição do Arraial de Todos os Santos será realizada entre 13 a 30 de junho e teve sua abertura com uma celebração repleta de cores, música, dança e tradição na tarde de sábado (8), na Casa das Artes, na Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, bairro de Nazaré, em Belém. O evento, que promete levar a cultura popular paraense aos cinco prédios da Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP) durante todo o mês de junho, teve sua abertura marcada pela Revoada de Pássaros Juninos.

O cortejo inicial, que percorreu a Praça Santuário de Nazaré, contou com os fazedores da cultura popular caracterizados com vestimentas e alegorias folclóricas, reunidos em torno de vinte grupos. Já na Casa das Artes, o espetáculo lúdico Revoada de Pássaros encantou o público ao encenar a fuga de aves e outros bichos, de caçadores em uma floresta, com a ajuda de seres lendários do folclore paraense. As aves, representando a liberdade, iniciam a revoada, marcando o começo das festividades juninas.

De acordo com a diretora de Interação Cultural da FCP, Claudia Pinheiro, a festividade carrega para além da festividade junina, com a homenagem a cultura e a união do povo amazônida. “É um momento muito aguardado pela população paraense e é emocionante ver a alegria das crianças, que são as guardiãs dos pássaros, e todo o colorido do cortejo em torno da Praça Santuário. Para nós que fazemos tudo isso é uma emoção receber pessoas vindo de vários bairros”, diz.

Conteúdos relacionados:

Belém entra no clima das programações juninasQuadrilha Roceira Atração Junina: tradição vibrante em Belém

Reflexo da cultura rica e diversificada, Claudia conta que no ano passado foram 226 mil pessoas participando de toda a programação. “Este ano esperamos dobrar esse número. É uma festa que abriga cores, sabores e a música da nossa cultura. É por isso que chamamos de o maior arraial da Amazônia”, complementa.

TRADIÇÃO

Entre os presentes estavam a docente Ingrid Oliveira, de 45 anos, acompanhada de seus filhos, Luciana Araújo e Kalel Araújo, e de seu pai, Frederico Oliveira, de 76 anos. Ingrid fala da importância da tradição em sua família, relembrando a festividade como um símbolo de ligação que mantém com o pai.

“Meu pai me apresentou os pássaros quando eu tinha mais ou menos 5 anos de idade; o meu filho mais novo tem 5 anos e quero passar esses momentos para os meus filhos. É muito especial valorizar e estar presente. Meu pai sempre nos ensinou a importância da cultura popular, e participar do Arraial de Todos os Santos é uma forma de manter viva nossa história e identidade. É mágico ver as pessoas sorrindo, as crianças brincando, mantendo viva a nossa tradição”.

Grande entusiasta dos pássaros juninos, Frederico conta que sua paixão de longa data começou quando era criança, quando por vezes precisa fugir de casa para acompanhá-los. “Os pássaros representam uma cultura popular muito forte. Acompanho essa manifestação desde muito novo e fico emocionado ao ver que essa tradição continua viva e cheia de vigor. Espero que no futuro eles consigam um espaço permanente para se apresentarem, para além do mês de junho”, pondera.

Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp

CRONOGRAMA

Após todo o cortejo, a apoteose culminou em um show do grupo Sentinelas do Norte às 19h. A programação prossegue até o dia 30 de junho, com um cronograma diversificado que inclui apresentações de quadrilhas, grupos de Folguedos, a inclusão do concurso de miss da Diversidade, auto junino e shows de artistas regionais. Todas as atividades são gratuitas e espalhadas pelos cinco prédios da Fundação Cultural do Estado do Pará – Centur, Casa das Artes, Teatro Waldemar Henrique, Casa da Linguagem e Curro Velho.

Programação

 LETRINHAS

Como novidade para este ano, o Arraial de Todos os Santos apresenta o “Arraial das Letrinhas”, uma iniciativa que homenageia escritores paraenses. Entre os homenageados estão o escritor e poeta João Jesus de Paes Loureiro, o escritor Max Martins e o poeta Ruy Barata. No dia 21, na Casa da Linguagem, haverá uma programação especial, incluindo o resultado de oficinas realizadas com jovens e uma homenagem às letras.

 SERVIÇO

13 a 27/06 — XX Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas | 18h – Centur13 a 30/06 — Apresentação de Folguedos | 19h – Centur18 a 23/06 — Apresentação dos Pássaros Juninos | 19h – Teatro Waldemar Henrique21/06 — Arraial das Letrinhas | 15h – Casa da Linguagem28/06 — Miss Caipira da Diversidade | 19h – Centur28 a 20/06 — Auto Junino no Curro Velho | 18h – Curro Velho29/06 — Apuração do XX Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas | 10h – Cine Líbero Luxardo30/06 — Premiação do XX Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas | 18h – Centur

As atividades são gratuitas.


Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

Brega Pai d´égua

18:00 19:00

AO VIVO!

Brega Pai d´égua

18:00 19:00