Veja como nasceu a primeira arena gamer pública do Pará
Written by on 6 de junho de 2024
A primeira arena gamer pública da região Norte é um “golaço” do Governo do Estado do Pará e o DOL conversou com Cássio Andrade, ex-secretário de Esporte e Lazer do Estado do Pará, idealizador do projeto.
“A ideia surgiu a partir de uma visita que fiz como secretário de Esporte e Lazer à Arena Fonte Nova, em Salvador, na Bahia. Naquele momento estávamos vendo um projeto sobre palco de eventos para a realização de shows no Mangueirão, que hoje é uma realidade. Foi quando eu conheci essa arena gamer em Salvador. Eu não conhecia esse universo gamer e fiquei entusiasmado. Gostei, trouxe a ideia e colocamos no orçamento de 2024, com a autorização do Governador Helder, que gostou da ideia. Com esse orçamento, nós adquirimos equipamentos modernos e inauguramos. A ideia veio através dessa visita à Fonte Nova. Foi uma coincidência. Fui visitar o estádio para ver o palco e conheci esse universo. O Brasil é o país com maior investimento da América Latina, é o que mais movimenta a economia e um dos maiores do mundo. Trouxemos essa inovação e agora temos a primeira arena gamer pública da região”, explicou.
Conteúdo Relacionado:
Campeões do Desafio Valorant visitam o DOL e recebem prêmioArena gamer pública abre no Norte: veja como participarE-sports ganham lar no Norte! Conheça a Arena Gamer do ParáSonha em ser gamer profissional? Oportunidade chega ao Pará
Cássio explicou sobre como a arena irá funcionar. Daqui a pouco mais de um mês, no dia 15 de julho, os interessados já poderão estar utilizando tudo do espaço. As expectativas são grandes para ver o resultado do projeto.
“Nossa equipe irá entrar em treinamento nos próximos dias e, a partir do dia 15 de julho, a arena estará aberta para agendamentos gratuitos. Poderão reservar de maneira individual ou em equipe. O individual terá duas horas e em equipe terá três. São 18 cabines, 18 computadores, podendo formar equipes com até seis competidores. Também teremos vagas para 30 torcedores. Será bem movimentado. Já tem lista de espera. Ficamos até assustados com essa procura. E o melhor de tudo é que é no Mangueirão que tem estacionamento, segurança armado, batalhão da Polícia Militar, proporcionando conforto e segurança para aqueles que irão frequentar”, ressaltou.
O universo dos games é um dos maiores e mais lucrativos setores do entretenimento mundial, ultrapassando o de filmes e música em termos de receita.
Este fenômeno pode ser atribuído a diversos fatores, incluindo a evolução tecnológica, a acessibilidade crescente dos jogos, a popularidade dos eSports e o aumento do número de jogadores ao redor do mundo.
No contexto da América Latina, o Brasil se destaca como o maior mercado de games. O país possui uma vasta comunidade de jogadores e uma crescente indústria de desenvolvimento de jogos. O Pará não quer ficar de fora.
“Esse é o primeiro local que inaugura e a partir dele vamos ver como irá funcionar. Se a demanda for muito alta, vamos fazer um novo projeto e encaminhar para o governador. Temos a Arena Estadual do Oeste do Pará em Santarém. Também queremos criar uma arena destas lá. É uma espécie de Mangueirinho. A ideia é também levar para lá. Mas tudo isso depende de orçamento. É preciso fazer a previsão orçamentária, incluir no orçamento do próximo ano para fazer a aquisição dos equipamentos, pois são caros, modernos”, finalizou.
Confira mais fotos do local: