Congresso Nacional reúne profissionais de Direito em Salinas

Publicado em 30 de maio de 2024

Entre os dias 27 e 29 de maio, Salinópolis, localizada a 215km de Belém, foi o palco do V Congresso Nacional do Tribunal do Júri, um evento de grande porte que reuniu profissionais do direito de todas as regiões do Brasil. Com uma programação rica em debates e trocas de experiências, o congresso consolidou Salinas como um importante destino para eventos de âmbito nacional.

A escolha de Salinópolis como sede do evento foi resultado de uma votação entre defensores de todo o Brasil, onde a cidade paraense superou Curitiba, destacando-se pela sua capacidade de acolhimento e pelas belezas naturais que encantaram os participantes. A cidade recebeu profissionais de diversas áreas do direito, promotores, defensores públicos, juízes e acadêmicos, que juntos discutiram temas relevantes e compartilharam suas práticas no Tribunal do Júri.

O objetivo principal deste congresso foi promover a troca de experiências entre os juristas de diferentes partes do país, visando compartilhar as melhores práticas e estratégias para contribuir com uma defesa eficiente no Tribunal do Júri e que promova a justiça de forma consistente, por exemplo, para os assistidos da Defensoria Pública.

O Presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Pará, Bruno Braga, compôs a mesa de abertura do evento e em sua fala saudou os presentes, renovando o apoio da entidade de classe ao Congresso e desejando a intensa troca de ideias e experiências para o fortalecimento da atuação das Defensorias no Tribunal do Júri.



“É motivo de orgulho a realização de um evento deste porte no Estado do Pará, em especial na cidade de Salinópolis, por ser uma das cidades com maior potencial para o turismo e eventos. O engajamento dos associados da capital e do interior demonstra a constante necessidade de termos aperfeiçoamento técnico e troca de experiências para melhor atender o cidadão vulnerável, em especial os acusados no rito do Tribunal do Júri, área na qual já possuímos tribunos e tribunas de excelência reconhecida, e a tendência é melhorarmos ainda mais”, finalizou.

NECESSIDADE

No entanto, a realização de um evento desse porte em Salinópolis trouxe à tona uma discussão importante sobre a infraestrutura da cidade. Embora tenha sido um sucesso, o congresso evidenciou a necessidade urgente de um centro de convenções adequado para comportar eventos de grande escala, especialmente considerando que a COP 30 se aproxima e poderá trazer ainda mais destaque e demanda para a região.

O defensor-geral do Pará, João Paulo Lédo, comentou sobre essa necessidade: “Salinópolis demonstrou ser uma excelente escolha para o V Congresso Nacional do Tribunal do Júri, mas ficou claro que precisamos de um centro de convenções à altura para receber eventos desse porte. Com a COP 30 à porta, investir em uma infraestrutura adequada é essencial para aproveitar ao máximo as oportunidades que tais eventos trazem, tanto em termos de visibilidade quanto de desenvolvimento econômico para a região”, declarou.



A ausência de um centro de convenções adequado não diminuiu o êxito do congresso, mas certamente impôs desafios logísticos que poderiam ser mitigados com uma estrutura mais apropriada. A discussão sobre a construção de um centro de convenções em Salinópolis ganhou força entre os participantes e autoridades locais, o que deve sinalizar um futuro promissor para a cidade no cenário dos grandes eventos nacionais e internacionais, principalmente com a COP 30 se aproximando.

O que faz um defensor público e como se tornar um?Defensor Público irá compor comitê do Pró-Amazônia Legal

Com o sucesso do V Congresso Nacional do Tribunal do Júri, Salinópolis reafirma seu potencial e coloca em evidência a importância de investimentos em infraestrutura para que possa continuar a receber eventos de relevância e se consolidar como um importante destino para encontros de grande porte.


Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

Na Onda

12:00 14:00

AO VIVO!

Na Onda

12:00 14:00