Embarcações colidem violentamente em rio de Afuá, no Marajó
Written by on 16 de fevereiro de 2024
A cidade de Afuá, no Arquipélago do Marajó, é reconhecida como a “Veneza do Pará”, isto porque a cidade é majoriamente composta por passarelas de alvenaria e madeira sobre o terreno alagadiço. No município não há carros ou motos e os únicos meios de transporte usados pela população são as bicicletas e os barcos.
Um acidente impressionante entre duas embarcações foi registrado na manhã da última quarta-feira (14) em um dos rios que cortam a cidade de Afuá, no Marajó. Um barco de grande porte atingiu em cheio uma embarcação menor que cruzava o rio nas proximidades de um trapiche.
Pelo vídeo registrado por câmera de monitoramento, é possível perceber que o barco menor, do tipo catraio, avançou para o meio do rio sem o piloto perceber que o barco maior já navegava em sua direção, possivelmente por conta da lona que servia para proteger a embarcação do sol e da chuva.
CONTEÚDO RELACIONADO:
Pará: mulher morre e 2 desaparecem em colisão de barco Vítimas de naufrágio após colisão com balsa são encontrados
Sem tempo para sair da frente, o catraio foi atingido bem no meio e chegou a submergir a parte traseira. As cenas mostram que o barco maior passa por cima do menor, que depois aparece ainda na superfície, mas sem a estrutura do teto de lona e com apenas um homem a bordo.
Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp!
De acordo com a Marinha do Brasil, houve apenas danos materiais nas duas embarcações, mas ninguém ficou ferido. Também não foi registrado nenhum tipo de vazamento de combustível ou danos ao meio ambiente e à navegação.
Segundo a Marinha, a Capitania dos Portos do Amapá vai instaurar um inquérito administrativo para apurar as causas e os responsáveis pelo acidente. A Marinha do Brasil informou que, em caso de qualquer situação que possa afetar a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e vias navegáveis ou que represente risco de poluição ao meio hídrico, deve-se entrar em contato por meio do Disque Emergências Marítimas e Fluviais no número 185 e pelo telefone (96) 99112-1538.
VEJA O VÍDEO: