Salomão Larêdo recebe homenagem em Cametá
Publicado em 12 de dezembro de 2023
A literatura é uma forma de reforçar a identidade das populações amazônidas e difundir a cultura nortista para todo o mundo. Um dos autores mais conhecido e lidos do Pará viverá um momento especial em sua vida.
A Câmara Municipal de Cametá, município onde o autor e jornalista Salomão Larêdo nasceu, prestará uma homenagem ao escritor pela sua contribuição à literatura paraense e à promoção da cultura popular. Salomão vai ser agraciado com a Comenda Gentil Bittencourt, honraria concedida a pessoas que se destacam por relevantes serviços prestados ao município e ao Estado do Pará. A cerimônia vai ocorrer na quarta-feira, 20 de dezembro, às 19h, em uma sessão solene com a presença de vereadores e outras autoridades.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
Salomão Larêdo lança dois livros ainda este semestreEstande de Escritores Paraenses incentiva a literatura local
Sobre a homenagem, Salomão compartilhou a emoção ao receber a notícia: “Estou muito emocionado recordando que meu tio Jaime Larêdo foi vereador nesta Câmara. A reação é de agradecimento a Deus, a Nossa Senhora do Carmo, e aos componentes do Poder Legislativo de Cametá”.
A honraria, proposta pelo ex-vereador Iracy de Freitas Nunes, pai do atual presidente da câmara e vereador João Paulo Cunha Nunes, reconheceu a contribuição de Larêdo à literatura paraense, especialmente no que diz respeito à promoção da cultura nortista.
O autor, ao longo da sua carreira, lançou mais de 50 obras, e buscou explorar em suas narrativas mitos, misticismos, sincretismos e o cotidiano mágico da sociedade amazônica. Larêdo deu voz aos marginalizados, e isso se reflete nas suas narrativas, onde mulheres, pobres, negros, doentes, indígenas e outros grupos excluídos não apenas existem, mas agem e reagem como cidadãos ativos na sociedade.
“Sou difusor da cultura brasileira, paraense, amazônica, cametaense, ribeirinha, popular, da cultura dos simples, dos despossuídos”, destacou Salomão.
Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
Além da Comenda Gentil Bittencourt, o autor paraense recebeu diversas honrarias ao longo de sua carreira, incluindo prêmios literários pelo Brasil e no exterior. Em 2023, foi um dos homenageados da 26ª edição da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, ao lado da escritora castanhalense Heliana Barriga.
“A sensação é muito gostosa, de imensa alegria ao ver as pessoas lendo, comentando, discutindo, falando dos livros que escrevo e isso é satisfação muito grande que recompensa o trabalho, esforço dispendido no trabalho em prol do livro e da literatura”, afirmou Salomão sobre iniciar o ano e finaliza-lo propagando a literatura.
Em constante produção literária, refletindo seu compromisso em disseminar a cultura paraense, o autor planeja lançar novas obras em 2024, incluindo romances literários como “Onze Bandeirinhas”, “República das Mulheres” e o “Império da Feitiçaria”.
Sobre Salomão Larêdo
Salomão Larêdo, de 74 anos, é um renomado escritor, poeta, romancista e jornalista paraense, nascido na Vila do Carmo, em Cametá. Ao longo de sua carreira, dedicou-se a retratar a Amazônia, sua cultura e tradições, contribuindo significativamente para a literatura paraense.
Recebeu menção honrosa da Academia Paraense de Letras pelo seu livro de contos. Foi homenageado, em 2004, pela Secretaria-Executiva de Educação (Seduc), por sua contribuição literária ao Estado do Pará. Recebeu medalhas e diplomas de diversas instituições paraenses por sua participação na cultura, entre as quais, Academia de Jornalismo, Conselho Estadual de Cultura do Pará.
Há quase trinta anos dedica-se à promoção da leitura, empenhado em formar leitores com consciência social, crítica e política.