Conselho Warao promove II Encontro de Cultura
Written by on 24 de novembro de 2023
Neste fim de semana, o Conselho Warao Ojiduna vai realizar o II Encontro de Cultura Warao, em Belém. As atividades desenvolvidas irão ocorrer na Usina da Paz do Benguí, e conta com atividades como bailes, danças e cantos tradicionais, venda de artesanatos, jogos tradicionais, além da assembleia geral dos Warao com apresentação das ações realizadas neste ano. A entrada é gratuita.
A Agência da ONU para Refugiados (Acnur) estima que, atualmente, 1.200 indígenas da etnia Warao vivem no Estado do Pará, majoritariamente na capital Belém e no município de Ananindeua, na Região Metropolitana.
CONTEÚDO RELACIONADO:
Indígenas refugiados aprendem a vender artesanato na web
Resistência
De acordo com a vice-coordenadora do conselho, Isneiris Nunez, o encontro deve reunir mais de 500 indígenas venezuelanos da etnia Warao que residem na Região Metropolitana de Belém, em três comunidades do município de Ananindeua e oito na capital paraense.
Segundo Nunez, realizar este segundo encontro significa oportunizar a todos os paraenses, indígenas e não-indígenas, conhecer um pouco mais sobre a cultura Warao, além de valorizar a tradição e honrar a ancestralidade. “Não são simples atividades, são jogos, cantos, danças, contos históricos e tradicionais do nosso povo. Na Venezuela, realizamos encontros assim todo dia 16 de outubro, então, para nós, é importante comemorar a resistência indígena Warao, lembrar que estamos presentes aqui e recordar de nossos ancestrais”, destaca.
Quer mais notícias sobre o Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp
SERVIÇO
ENCONTRO DE CULTURA WARAO
Data: 25 e 26 de novembro
Horário: 8h às 18h.
Local: Usina da Paz do Bengui – Estrada do Bengui. S/N. Bairro do Bengui (ao lado do Parque de Retenção do Detran).
PROGRAMAÇÃO
No sábado, 25, pela manhã será realizada a eleição da Madrinha do Conselho Warao Ojiduna e a assembleia geral da organização. Pela tarde a programação segue com apresentações de bailes, cantos, contação de histórias e uma grande homenagem aos ancestrais.
No domingo, 26, serão realizados os jogos tradicionais como futebol, voleibol, natação, cabo de guerra, ralado de mandioca e arco flecha.