Gestores vistoriam locais e debatem ações pré COP 30
Written by on 17 de novembro de 2023
Dezenas de gestores do Governo do Pará e também do governo federal estiveram juntos nesta quinta-feira (16), para debater ações pré COP 30, o turismo no Estado e visitar as obras que já estão em andamento na capital paraense que trarão mais modernidade para a cidade, que será a sede da Conferência das Partes realizada pela Organização das Nações Unidas em novembro de 2025.
“Visitamos as obras das Docas para que possamos implementar o projeto Porto Futuro. Também tive a oportunidade de debater a rede de hotelaria no Estado. Fomos também apresentar o Parque da Cidade, que deve recepcionar parte da programação da COP”, afirmou Helder Barbalho, governador do Estado do Pará.
Pela manhã, os representantes estaduais e federais acompanharam o desenvolvimento dos trabalhos realizados na área da nova etapa do projeto Porto do Futuro, localizada nos galpões ao longo da Av. Marechal Hermes, em Belém. Durante a visita, o governador Helder ainda apresentou o Terminal Hidroviário e a Estação das Docas. Os locais são considerados estratégicos para o desenvolvimento do turismo no Estado.
Conteúdos relacionados
Ministro Jader Filho e governador Helder lançam Pac no ParáPará terá 100% de energia solar em órgãos públicos até 2025
“Aqui em Belém vimos dois prédios públicos sem uso, um do INSS e outro da Receita Federal. Vamos lançar mão para que sejam transformados em hotéis ou apartamentos para serem financiados pela Caixa. Com isso, a gente viabiliza apartamentos de vários padrões para a população”, destacou Rui Costa sobre os projetos em avaliação para fomento da hotelaria na região.
Já o ministro das Cidades, Jader Filho, pontuou os investimentos federais para mobilidade local. ”Sobre a COP, apontamos obras importantes para Belém, obras viárias, como o financiamento para trazer novos ônibus para Belém, para o sistema BRT”.
Quer saber mais sobre as notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
PARQUE DA CIDADE
As obras do Parque da Cidade também foram acompanhadas pela comitiva. O chefe do executivo paraense apresentou o projeto para a comitiva do governo federal presente em Belém para debater investimentos. O novo espaço ambiental terá mais de 500 mil metros quadrados de obras construídas, além de uma área paisagística de 50 hectares. O ritmo da construção segue intenso e chama a atenção do ministro da Casa Civil da Presidência, Rui Costa.
“O projeto é belíssimo e está acelerado. Nós teremos um espaço que vai receber a COP e vai ser um grande legado para a cidade e para a população. Todos estamos curiosos para voltar aqui, daqui alguns meses e encontrar a obra pronta”, destacou o ministro Costa.
“Esse é um legado muito importante para a cidade. Neste momento, cerca de 500 pessoas estão envolvidas, trabalhando nesta obra. Vamos deixar um espaço extraordinário para Belém, que servirá para um grande evento que vai debater a Amazônia, as soluções climáticas, mas permitirá que a capital ganhe mais esse equipamento. Festejo a parceria com o governo federal e desejo que o Pará possa estar com o Brasil neste momento”, avaliou Helder Barbalho.
Comitiva visitou o Ver-o-Peso e o Mercado de São Brás
Algumas obras realizadas pela Prefeitura de Belém visando à Conferência das Partes da Organização das Nações Unidas (COP-30) foram visitadas na tarde desta quinta-feira, 16, por uma comitiva de ministros do Governo Federal.
O Complexo do Ver-o-Peso, cujo projeto feito pela Prefeitura de Belém está pronto, e o Mercado de São Brás, onde as obras já estão avançadas, foram dois pontos de visita dos ministros Rui Costa, da Casa Civil; Jader Filho, das Cidades; e Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos. A comitiva foi acompanhada pelo coordenador do Comitê Executivo Municipal para a COP-30, Luiz Araújo.
O primeiro ponto de parada foi no mercado do Ver-o-Peso, onde os ministros visitaram a feira e os mercados de Carne e Peixe. O espaço, assim como todo o Complexo, será revitalizado pela Prefeitura de Belém. Serão investidos mais de R$ 65 milhões, com os recursos já garantidos via Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
“Nós estamos com uma comitiva de ministros do Governo Federal, que veio para o lançamento do PAC e eles pediram para visitar algumas das obras que estão sendo tocadas pela Prefeitura e são preparatórias para a COP”, disse Luiz Araújo.