Novo Pronto-Socorro já tem 92% das obras concluídas
Written by on 9 de novembro de 2023
Acompanhado por vereadores de Belém, o governador Helder Barbalho vistoriou no final da manhã de ontem (08) as obras de construção do novo Hospital Pronto-Socorro da Augusto Montenegro. As obras estão com 92% dos serviços executados. A nova unidade hospitalar será de portas abertas para a população. O investimento do Governo do Pará no espaço é de R$ 145 milhões.
“Estamos chegando na reta final da construção do novo Pronto-Socorro de Belém e da Região Metropolitana com 92% das obras prontas. A previsão é de que até dezembro estaremos com 100% do hospital entregue com o equipamento chegando, para que Belém possa, junto com a Região Metropolitana, receber este novo equipamento”, destacou o governador Helder Barbalho.
“Serão 110 leitos de urgência e emergência, leitos clínicos, leitos de UTI, salas de cirurgia, atendimento e tratamento de média e alta complexidade, e porta aberta. Porta aberta para a população, para que nós possamos cuidar daqueles que precisam e ter uma referência de urgência e emergência da Região Metropolitana de Belém”, detalhou o governador.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
Agtran seleciona empresas para compra de ônibus do BRTEstado autoriza a construção de mais cinco unidades da PM
Com uma área construída de cerca de 28 mil metros quadrados, o hospital terá 110 leitos para atendimentos de urgência e emergência, não havendo necessidade de encaminhamentos e atenderá moradores da Região Metropolitana e região do entorno, como os bairros do Bengui, Mangueirão, distritos de Icoaraci e Outeiro, dentre outros.
ESTRUTURA
O hospital será dividido em três níveis com subsolo, pavimento superior e térreo, além de um estacionamento com aproximadamente 600 vagas. Desde o início de sua construção, em junho de 2021, as obras com recursos do Governo do Estado já geraram cerca de mil empregos diretos. Atualmente, conta com 320 funcionários com serviços de acabamentos e revestimento de pisos e paredes, instalações, dentre outras atividades.
“É um Pronto-Socorro que vai abranger toda essa área de Belém e uma grande parte também do município de Ananindeua. A população desta região precisava muito disso. Essa unidade vai desafogar os dois prontos-socorros de Belém, que são o do Guamá e o da 14 de Março”, disse a secretária de Saúde do Estado (Sespa), Ivete Gadelha Vaz.
Quer ler mais conteúdos do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Além dos atendimentos voltados para urgência e emergência, a unidade irá contar com uma Unidade de Referência Especializada em Saúde Mental/Psiquiatria (Urep) anexa ao Pronto-Socorro, que visa diminuir a separação entre assistência psiquiátrica e a médica geral, buscando atender pessoas com sofrimento ou transtorno mental com necessidades de saúde decorrentes do uso do álcool e outras drogas.
A unidade representará uma alternativa para o tratamento dos portadores de quadros mentais severos. Este projeto assistencial vai dispor de leitos para internação e leitos para urgência e emergência.