Estado autoriza a construção de mais cinco unidades da PM
Written by on 8 de novembro de 2023
A Segurança Pública do Pará mantém o cronograma de investimentos, a fim de garantir cada vez mais paz social, tranquilidade e melhores condições de trabalho aos agentes. Na tarde de ontem (7), o governador Helder Barbalho assinou, no Comando-Geral da Polícia Militar, em Belém, as Ordens de Serviço para a construção de mais cinco quartéis nos municípios de Belém, Castanhal, Breu Branco, Novo Progresso e Alenquer, beneficiando moradores da Região Metropolitana, Sudeste e Oeste.
Helder Barbalho destacou a ampliação dos investimentos na Segurança Pública. “Nós iniciamos a construção de cinco novos quartéis da Polícia Militar, atendendo diversas regiões do Estado. Quartel em Castanhal, Alenquer, Novo Progresso e Breu Branco. São cidades estratégicas do Estado, em todas as regiões do Pará, permitindo mais presença policial, mais estratégia de segurança e, acima de tudo, poder entregar para a população paz, proteção, cuidado e a presença da Polícia próximo do cidadão”, afirmou o governador.
O chefe do Executivo acrescentou que, “para nós, é fundamental que possamos estar com a nossa tropa motivada. Ampliar o efetivo. Por isso, neste momento estamos fazendo o maior concurso público da história da Polícia Militar. São novas 4 mil vagas, e investindo em armamento, colete balístico, novos quartéis, treinamento para o nosso pessoal e veículos, estruturando, cada vez mais, para termos presença e qualidade de policiamento próximo do cidadão. Por outro lado, cidadania, com as Usinas da Paz, investindo nos Territórios pela Paz, para que possamos cuidar das causas com a polícia na rua. Então, cidadania, a partir das UsiPaz, cuidando das causas e dos efeitos”, destacou Helder Barbalho.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
Veículos vão a leilão pelo Detran-PA. Veja como participarMercado de carbono deve ser regulado, diz Helder BarbalhoBelém, Ananindeua e Salvaterra recebem melhorias
A construção das novas unidades representa um investimento superior a R$ 10 milhões. O projeto inclui o Comando de Policiamento Regional (CPR III) em Castanhal; 46º Batalhão da PM em Novo Progresso; 26ª Companhia Independente (CIPM) em Alenquer e o 36º Pelotão de Breu Branco, além da reconstrução do Batalhão Especial Penitenciário (BEP), em Belém.
Quer ler mais conteúdos do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
ATUAÇÃO
Os novos prédios permitirão uma atuação mais eficiente no combate à criminalidade e na garantia da segurança pública. O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, agradeceu ao governador pelo empenho e sensibilidade em melhorar as condições de trabalho da corporação.
“É mais um dia de alegria para a nossa corporação. Estamos hoje assinando as Ordens de Serviço que vão propiciar a inauguração de mais cinco quartéis, dentro do programa de reestruturação da nossa corporação, implantado desde janeiro de 2019. No primeiro quadriênio foram 39 quartéis construídos ou reformados”, destacou.
“Nesse segundo quadriênio, a nossa meta prevista no plano de governo são mais 45 quartéis a serem construídos ou reformados, incluindo cinco batalhões rurais. Será o maior plano de ampliação e infraestrutura de toda a história bicentenária da Polícia Militar do Pará, demonstrando toda a valorização que o governo do Estado tem para com o servidor, de proporcionar as melhores condições de trabalho, para que o nosso policial possa exercer na plenitude sua missão e prestar o serviço com excelência ao povo do Pará”, disse.
Excelência que se traduz com a redução histórica da criminalidade, pois estamos há cinco anos em redução na criminalidade violenta em todo o Estado, a partir do trabalho integrado de todas as forças de segurança. Portanto, a palavra final é de gratidão pelo cuidado e sensibilidade que o governo tem com a nossa corporação, com esses investimentos”, destacou o coronel Dilson Júnior.