Projeto Circuito Mental 2023 prepara jovens para o ENEM
Written by on 3 de novembro de 2023
Desde de o início de outubro, cerca de 400 alunos, provenientes de diversas comunidades, participaram do Projeto Circuito Mental 2023, uma iniciativa do Instituto Tradição do Pará. O objetivo é claro: preparar jovens de periferias e classes menos favorecidas para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro.
O programa, idealizado Instituto em parceria com a Fundação Parápaz se destaca por sua abordagem inclusiva, que busca equidade de oportunidades educacionais. Oferecendo um ambiente de aprendizado acolhedor e acessível, para além disso, o Circuito Mental 2023 disponibiliza materiais didáticos de qualidade, além de um kit com caderno, camisas e canetas. As aulas são ministradas por professores altamente qualificados.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
Veja como participar de graça do último aulão do Enem“Enem Pará 2.0” vai preparar alunos para o Exame Nacional
Para os alunos, como a dedicada Saliane Guimarães do assentamento Paulo Fontelhes, o Circuito Mental 2023 foi uma oportunidade única. Ela destaca a importância das disciplinas de redação e ciências da natureza (química, física e biologia) no seu aprendizado, agradecendo aos competentes profissionais que a ajudaram a superar suas dificuldades.
Outra voz importante é a do professor Tompson Prado, de Linguagens, que ressalta a transformação que a educação pode proporcionar. “É muito importante pensarmos sempre na questão social, além da questão da educação hoje, que está muito mercadológica, pensando somente em lucro. E aqui não, nós temos uma realidade social de filhos de trabalhadores. A nossa ilha sempre teve muita dificuldade de acesso à educação, serviços básicos, e com esse projeto nós sabemos, temos certeza, da aprovação e da transformação da vida de muitos desses jovens que transformarão suas famílias também com a entrada na universidade. E é isso que nós esperamos”, disse.
Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp
Camille Sousa, aluna do terceiro ano do ensino médio, compartilha sua jornada e a importância do projeto em sua busca por uma carreira em Direito. Ela vê no Circuito Mental 2023 uma grande oportunidade para alunos de Mosqueiro, onde o acesso a conteúdo e professores qualificados é limitado. “Eu sempre tive vontade de cursar direito, então eu vi como uma grande oportunidade para todos os alunos de mosqueiro, que estudam em escola pública, a gente não tem tanto fornecimento assim de conteúdo, de professores qualificados, então eu achei muito importante. Espero que a gente possa conseguir alcançar a nota e alcançar o curso. Que a gente tanto almeja”, destacou.
O projeto, que visa não apenas a aprovação no ENEM, mas também a transformação de vidas, representa um passo significativo na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Com o apoio do Instituto Tradição do Pará, a semente de uma sociedade mais educada, capacitada e inclusiva está sendo plantada.