Prazo para se regularizar no Viver Mosqueiro encerra dia 28
Written by on 11 de setembro de 2023
O sonho da casa própria está muito perto de ser realizado para pré-selecionados do Viver Mosqueiro, distrito de Belém. Porém, quem ainda tiver com pendências a serem resolvidas deve ficar atentos ao prazo para organizar a documentação até o dia 28 de setembro.
Equipes sociais da Secretaria Municipal de Habitação começaram nesta segunda (11), o atendimento às pessoas pré-aprovadas para receber as unidades habitacionais do Residencial Viver Mosqueiro, que estão com algum tipo de pendência em informações ou documentos apresentados.
+ Novo Minha Casa, Minha Vida amplia habitação no país
+ Governo reserva R$ 13,7 bihões para o Minha Casa, Minha Vida
A técnica de enfermagem Maria Mota da Conceição, de 50 anos, é umas das sorteadas para as unidades habitacionais do Viver Mosqueiro e descobriu que a data de nascimento dela está com dados diferentes na certidão de nascimento e na carteira de identidade, por um erro de cartório ao retirar uma segunda via. “Eu não me atentei para isso, eu não olhei, mas se Deus quiser eu vou resolver e vou retornar aqui e conquistar minha casinha”, disse a técnica, mãe de dois filhos, que mora na casa da irmã, em Mosqueiro.
Maria é uma das 309 sorteadas que precisam comparecer à Sehab, localizada na avenida Pedro Miranda, 2494, no bairro do Marco, em Belém, no horário das 8h30 às 15h, para fazer as correções necessárias e prosseguir no processo de habilitação para receber as casas do Viver Mosqueiro. Ao todo, são mil unidades habitacionais com a primeira etapa de conclusão e entrega prevista ainda para este ano de 2023.
EMOÇÃO
A lista de pré-aprovados pela Caixa Econômica Federal foi divulgada pela Sehab no último dia 5, durante reunião marcada pela emoção dos participantes, no auditório do Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), na avenida Almirante Barroso. Os nomes foram disponibilizados e podem ser consultados nas redes oficiais da Sehab.
Com os olhos cheios de lágrimas, dona Renata da Silva Leite, 42 anos, mal conseguia falar ao ver o nome na lista. “Meu Deus, Meu Deus, muito obrigada! São muitos anos de sacrifício e agora, eu vou ter a minha casa”, disse muito emocionada. “Eu moro de aluguel há muitos anos e estou muito feliz, vou ter uma casa pros meus filhos”, comemorou a dona de casa que mora de aluguel no bairro da Terra Firme.
“Nós não queremos ninguém de fora. Para quem se inscreveu, sonhou, viu a obra parada, a obra ocupada. Conseguimos, sem violência, desocupar, retomar. É uma conquista e, em breve, vocês terão a casinha de vocês. Dá uma satisfação ver as pessoas felizes”, declarou o prefeito Edmilson Rodrigues, aos pré-aprovados.
VIVER MOSQUEIRO
Em fase avançada de obras, o Residencial Viver Mosqueiro dispõe de mil casas na Rodovia PA-391, no bairro Carananduba. O projeto, orçado no valor de R$ 62 milhões, teve contrato assinado em 2013, com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida e chegou a alcançar 77% de obra executada. Mas sofreu paralisações, ocupações e depredação. Com novos investimentos do Ministério das Cidades, após compromisso assumido pelo ministro Jader Filho, as construções e intervenções de infraestrutura urbana e saneamento seguem em ritmo acelerado.
SONHO
Seu Raimundo Lopes, 55 anos, vítima de AVC e tuberculose, adquiriu sequelas e hoje, está sem poder trabalhar. Sorteado para uma das casas do Viver Mosqueiro ele também precisa resolver uma pendência para se manter na seleção. “Já tô resolvendo, vou buscar um documento pra entregar e é só felicidade”, garantiu seu Raimundo. “Vou ter o meu espaço, minha casa, é um grande sonho”, acrescentou.
ENTREGA
A expectativa é concluir e entregar cerca de 400 casas até o final de 2023. “Os trabalhos estão acelerados e a maior pendência agora é o sistema de abastecimento de água. Caso não tenha nenhuma intercorrência, será possível entregar as casas no prazo previsto”, informou o secretário municipal de Habitação, Rodrigo Moraes.
Já na expectativa pela casa própria após ver o nome na lista de selecionados para o Viver Mosqueiro, Sandra Sueli Souza Sena, completou 58 anos no último domingo e garante que não poderia ter melhor presente. “Meu coração tá explodindo de alegria, pode ter certeza. Moro com a minha irmã, me dou muito bem com ela, mas é maravilhoso saber que eu vou ter o meu cantinho. Se eu pudesse, ia pra lá agora mesmo”, brincou a devota de Nossa Senhora de Nazaré, que já se planeja para agradecer pela benção no Círio. “Vou levar minha casinha na cabeça durante a procissão”, promete.
PRIORIDADE
Moradores do distrito tiveram prioridade no sorteio das unidades habitacionais do Viver Mosqueiro. A medida atendeu determinação do prefeito Edmilson Rodrigues e recebeu autorização do Ministério do Desenvolvimento Regional para contemplar famílias vulneráveis que já vivem na ilha de Mosqueiro.