Atingidos por barragens celebram Dia da Amazônia
Written by on 4 de setembro de 2023
A próxima terça-feira (05/09) é dia de comemorar e reivindicar direitos para a Amazônia. A data 5 de setembro foi escolhida como uma homenagem à criação da Província do Amazonas por D. Pedro II em 1850. Em alusão ao Dia da Amazônia, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) irá realizar inúmeras atividades ao longo da semana em algumas cidades da região amazônica. Rondônia, Altamira e Belém estão dentro deste circuito.
Rondônia irá realizar 5 dias de atividades, no período do dia 05 ao 09 de setembro, que vão desde oficinas de Lambe no Esconderijo Bar e Livraria, à participação no ato dos Excluídos com concentração na avenida Farquar, exibição do filme “Jirau e Santo Antônio – Relatos de uma Guerra na Amazônia” também no Esconderijo Bar e Livraria e o encerramento com uma noite cultural, repleta de atrações, na Casa da Mata.
+ Ecofeira é realizada em Belém em alusão ao Dia da Amazônia
+ Acordos, planos e projetos: o 1º dia da Cúpula da Amazônia
Em Altamira, organiza um cine debate, na terça-feira, às 19h, no auditório da Faculdade de Engenharia Florestal, na UFPA, Campus II. O Filme que vai ser exibido será o documentário “River Silence”, do diretor Rogério Soares, sobre as violações de direitos sofridas pelos atingidos na construção da Hidrelétrica de Belo Monte. O evento é uma ação promovida pelo CUCA da UNE Pará, junto aos estudantes, em parceria com defensores dos direitos humanos e ambientais. O Circuito Amazônia, faz parte de uma rede de eventos pelo Brasil que segue mobilizando, em defesa da floresta, dos nossos rios e dos povos tradicionais.
Na capital paraense, Belém, a série Arpilleras construída por mulheres atingidas fará parte da exposição Amazônia Desvelada, da Associação Fotoativa. A mostra abre na próxima sexta-feira (08/09), às 19h, na Praça das Mercês. Cinco peças vão ser expostas durante a realização do evento. Peças únicas costuradas por mulheres atingidas por barragens de diferentes estados do Brasil. Cada peça apresenta, de forma criativa e contundente, o testemunho das violações de direitos sofridas pelas autoras nos territórios afetados por barragens de norte a sul do país.
Em diversas cidades atingidas também farão colagem de lambes em vias e bairros denunciando temas como preço da luz e a violação de direitos dos atingidos por barragens e “por uma transição energética justa e popular”.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
Defender a Amazônia é defender a vida – Rondônia
Dia 05/09 – 16h
Oficinas de materiais
Local: Esconderijo Bar e Livraria, Travessa Guaporé, 556, Centro, Porto Velho (RO)
Dia 06/09
Divulgação de vídeos e fotos nas redes sociais do SOMAR; MAB; Casa da Mata
Local: Esconderijo Bar e Livraria, Travessa Guaporé, 556, Centro, Porto Velho (RO)
07/09 – 8h
Participação no Grito dos Excluídos da Amazônia
Local: CPA, Av. Farquar, 2986, Porto Velho (RO)
08/09 – 17h
Exibição do Filme ” Jirau e Santo Antônio – Relatos de uma Guerra na Amazônia”
Bate papo após o filme
Local: Esconderijo Rock Bar, Porto Velho (RO)
09/09 – 20h
Noite Cultural “Nada para a Amazônia sem os Amazônidas. Amazônia em Pé”
Local: Casa da Mata, Rui Barbosa, 1697, Arigolândia, Porto Velho (RO)
Atrações:
– Memorial para os defensores da Amazônia.
– Intervenções artísticas
– músicas regionais
– comidas típicas
– venda de artesanatos
Circuito Amazônia – Altamira (PA)
05/09- 17h
Cine Debate: documentário “River Silence”. Filme de Rogério Soares sobre as violações de direitos sofridas pelos atingidos na construção da Hidrelétrica de Belo Monte.
Participação Elisa Estronioli (Coordenação MAB). Uma ação promovida pelo CUCA da UNE Pará. (Auditório da Faculdade de Engenharia Florestal, na UFPA, Campus II.)
Amazônia Desvelada – Belém (PA)
08/09 – 19h
Participação das Arpilleras na Exposição do Fotoativa “Amazônia Desvelada” (Praça das Mercês,10)