Começa a Conferência Internacional de economia na Amazônia
Written by on 30 de agosto de 2023
Três dias com personalidades políticas, da economia e da proteção
da floresta debatendo em Belém as questões sobre o
clima, biodiversidade, desenvolvimento sustentável e outros assuntos que
envolvem a Região Amazônica e o meio mbiente. Este é o parâmetro da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, que iniciou na noite desta quarta-feira (30), no Hangar- Centro de Convenções do Pará e vai até a próxima sexta-feira (1º)
A conferência é um dos eventos que antecede a Conferência do Clima, a COP30, que vai ocorrer em Belém, em 2025.
A abertura do evento foi realizada com uma solenidade presidida pelo governador do Pará, Helder Barbalho, o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, e da Secretária
Geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), Maria
Alexandra Moreira López.
Após a solenidade, a Conferência realizou a sua primeira palestra principal, com o 8º Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.
COP 30 em Belém: o que verdadeiramente importa?
Ban Ki-moon e Helder abrem conferência econômica da Amazônia
Também participaram da solenidade outras autoridades, como a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, o secretário de Estado de Meio Ambiente, José Mauro O’de Almeida, a ex-ministra do Meio Ambiente, Isabela Teixeira, e outros.
Assim como ocorreu nos Diálogos Amazônicos, realizado no último mês, o objetivo da conferência é ampliar o debate sobre as novas formas de economia na Amazônia, debater a participação e a contribuição das indústrias nessa área, além de contribuir para a criação de uma agenda de ações de curto, médio e longo prazo, para promover uma integração de iniciativas entre a esfera privada e o setor público e fortalecer a relação entre a Pan-Amazônia.
A expectativa é que especialistas, profissionais das áreas das novas economias, gestores e profissionais de organizações da sociedade civil, comunidades de povos ancestrais e originários, dentre outros, participem da conferência, para o objetivo do evento seja alcançado.
Programação
No segundo dia, a palestra principal será a aguardada palestra do ex-primeiro-ministro da Grã-Bretanha (1997-2007), Tony Blair.. O político tem um histórico de defesa e ações de proteção ao meio ambiente.
Durante o mandado de Blair, o Reino Unido era um dos poucos país que alcançaram a meta de redução de emissões de carbono; que fazia parte do Protocolo de Kyoto – que foi assinado em 1997, no Japão.
Já no terceiro dia, o principal painel será com o ex-presidente da Colômbia (2018 – 2022), Iván Duque. Além deles, outras palestras ocorrem durante os três dias do evento, com especialistas e profissionais da área.