Ruas do Comércio serão revitalizadas junto com Ver-o-Peso
Written by on 23 de agosto de 2023
A Prefeitura de Belém anunciou que os recursos para a revitalização das ruas João Alfredo e Santo Antônio, localizadas no centro comercial, estão garantidos por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O anúncio foi feito na tarde da última terça-feira (22), durante a visita do do prefeito Edmilson Rodrigues às três lojas atingidas por um incêndio no centro comercial pela manhã.
Revitalização
O projeto para a revitalização da ruas citadas faz parte da grande reforma de todo Complexo do Ver-o-Peso. O projeto já está sendo avaliado pelo Iphan e o recurso, cerca de R$ 84 milhões, já está garantido pelo órgão federal. Será reformado todo o Ver-o-Peso, como os mercados e a feira, além das duas ruas principais do centro comercial.
“O projeto está com o Iphan e os recursos estão garantidos, para que possamos reformar o Ver-o-Peso e incluir a João Alfredo e a Santo Antônio com o projeto Via dos Mercadores”, anunciou o prefeito Edmilson Rodrigues.
Mutirão
O gestor municipal destacou também que um mutirão de trabalho entre órgãos da Prefeitura de Belém, o Corpo de Bombeiros, empresários e trabalhadores do centro comercial será feito para um melhor ordenamento na área. O objetivo é evitar bloqueios para a entrada de equipes de segurança quando necessário. “Já estamos organizando um mutirão dos trabalhadores, empresários, Prefeitura e outros órgãos para fiscalizar e fazer um trabalho de ordenamento”, garantiu Edmilson.
LEIA TAMBÉM:
+ Hospital Infantil promove campanha de doação de sangue
+ McDia Feliz: campanha beneficiará Casa Ronald McDonald Belém
+ Florada de ipês dá um maior colorido à capital paraense
Sinistro
A Prefeitura de Belém segue atuando no local do incêndio que atingiu três imóveis, destruindo sete lojas, na rua 13 de Maio e na travessa 7 de Setembro, no início da manhã de terça. A Defesa Civil Municipal, junto com o Corpo de Bombeiros, realizou a vistoria do local, que ainda passa por rescaldo, e avaliou que a estrutura dos prédios não corre risco.
“Estruturalmente esses prédios não apresentam problemas, a estrutura foi conservada. O piso da parte de dentro, que era de madeira, foi consumido pelo fogo e desabou; mas estruturalmente as paredes não oferecem risco de desabamento, isso já foi constatado pelo Corpo de Bombeiro, e também pela avaliação da equipe técnica da Defesa Civil”, comentou o presidente da Defesa Civil de Belém, Claudionor Correa.
O órgão municipal vai continuar acompanhando o trabalho de rescaldo e, assim que for liberada a via pelo Corpo de Bombeiros, os prédios serão isolados com tapumes.
Modernização
Vendedor do setor de confecções no comércio, Edson Farias, 49 anos, é irmão da dona de uma das lojas atingidas pelo incêndio. O comerciante ressaltou que a área necessita de uma modernização.
“A gente espera que venha a ser feito esse projeto, porque o Centro Comercial precisa muito de uma revitalização. Vai ficar tudo bonito”, comentou Edson.
A Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) também esteve com equipe na manhã dessa terça para vistoriar o local: embora seja particular, o imóvel está no centro histórico de Belém e faz parte do conjunto tombado como patrimônio histórico.
Trânsito
As ruas 13 de Maio e Manoel Barata seguem interditadas pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) no perímetro até a travessa 7 de Setembro. O trânsito será liberado após o término do trabalho do Corpo de Bombeiros.