Ciência e Tecnologia são tema de plenárias
Written by on 6 de agosto de 2023
Vários itens estão relacionados com o futuro da região amazônica e na área de tecnologia e ciência não é diferente.
Dentro da programação do “Diálogos Amazônicos”, estudantes e especialistas debateram o assunto no último sábado (5), no Hangar Centro de Convenções com o seguinte tema “Como pensar a Amazônia para o futuro e a partir da ciência, tecnologia, inovação e pesquisa acadêmica, e transição energética”.
– Veja a programação do Diálogos da Amazônia para o domingo
O evento foi coordenado pela Secretaria Geral da Presidência da República, em conjunto com o Ministério das Relações Públicas debateram ideias que serão repassadas aos países participantes da Cúpula da Amazônia, evento que será realizado em Belém, nos dias 8 e 9 de agosto.
Um dos participantes é o estudante do Colégio Paes de Carvalho, Antony Davi Sena, que pretende seguir dentro da área de pesquisa no futuro. “Não poderia deixar de aproveitar essa oportunidade, tanto para ouvir as propostas, quanto para compartilhar minha experiência. Já desenvolvi projetos envolvendo meio ambiente, Amazônia e inteligência artificial. Espero que as carências que o Pará enfrenta na educação, ciência e tecnologia sejam resolvidas e que os jovens sejam incentivados a seguir carreira acadêmica”, afirma.
Uma das palestrantes foi a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que representou o país na plenária. “Precisamos fazer dessa região um desenvolvimento sustentável gerando emprego e renda. Para isso é preciso ter biodiversidade, é preciso ter as ferramentas. Apresentamos aqui o monitoramento do desmatamento que é implantado pelo Brasil”, pontua.
O assunto continuará sendo debatido até a próxima segunda-feira (7).