Floresta de pé: Sila Mesquita pede comprometimento de todos
Written by on 4 de agosto de 2023
O primeiro dia de programação do evento “Diálogos Amazônicos” reuniu, desde a manhã dessa sexta-feira (4), ministros do Governo Federal, entidades governamentais e representantes da sociedade civil para intensos debates sobre as mudanças climáticas.
VEJA TAMBÉM: Ministros reforçam importância do “Diálogos Amazônicos”
Entre as programações das plenárias-síntese e as transversais, um encontro com a imprensa foi realizado na tarde de hoje com o objetivo de fortalecer as propostas dos Diálogos, que antecedem a Cúpula da Amazônia nos próximos dias 8 e 9.
Participou do encontro a presidente Nacional do Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), Sila Mesquita, que destacou como um dos pontos de atenção necessário para o atual governo a demarcação das terras indígenas.
“É preciso estabelecer a definição dos territórios dos povos e comunidades tradicionais e a demarcação das terras indígenas. É um ponto que assegura a floresta de pé. Sem território não tem vida, não tem clima”, enfatizou.
Sila também reforçou a importância para que todos estabeleçam um compromisso com o meio ambiente, especialmente os países desenvolvidos, que são ainda os maiores emissores de gases, a exemplo dos Estados Unidos e da China.
“Se nós da Amazônia nos comprometermos, os países desenvolvidos têm que se comprometer mais ainda porque não vai ser suficiente a Amazônia ficar em pé, enquanto os outros países desenvolvidos continuam emitindo gases de efeito estufa. Os países precisam cumprir com os seus acordos de redução de poluentes”, frisou.