Lula chega a Belém para presidir a Cúpula da Amazônia
Written by on 1 de agosto de 2023
Alter do Chão foi o recanto escolhido pelo presidente Lula e sua esposa, Janja, para curtir o primeiro fim de semana de agosto. Distrito de Santarém, Alter é famoso pela beleza das praias de água doce. Segundo o colunista Igor Gadelha, do portal Metrópoles, Lula desembarca na região vindo de Parintins (AM), onde participará, na sexta-feira (4), da cerimônia que marca a interligação do município ao Linhão de Tucuruí. Em Santarém, o presidente permanecerá até segunda-feira, 7, onde vai inaugurar a Infovia e visitar o navio hospital Escola Abaré.
PERMANÊNCIA
Na terça-feira (8), ele chega a Belém para presidir a Cúpula da Amazônia. Como convidado de honra do governador Helder Barbalho, o presidente permanecerá na capital paraense até quinta-feira, 10, quando viajará ao Rio de Janeiro para lançar o Novo PAC. Será uma das mais longas permanências de um presidente da República no Pará, atestando a importância que a região ganhou no governo Lula. Segundo o colunista, por conta da semana dedicada à Amazônia, auxiliares tentam convencer o presidente a definir antes os ministérios que dará ao Centrão.
ENTREVISTA
E o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será entrevistado na próxima quinta-feira, 3, com exclusividade, pelo jornalista e comunicador Nonato Cavalcante na Rádio Clube do Pará. Durante a entrevista, que está programada para começar às 8h30, Lula vai falar sobre temas de maior interesse para o Estado do Pará e da Amazônia. Com destaque aos preparativos e investimentos para a realização da COP30, em 2025; ações do governo federal para o combate ao desmatamento na região, entre outros.
SELEÇÃO
Como antecipado pelo RD há um mês, a CBF confirmou para 8 de setembro em Belém a partida Brasil x Bolívia, pelas eliminatórias da Copa 2026, no novo Mangueirão. Será a estreia da Seleção nas eliminatórias e do técnico Fernando Diniz no comando do escrete. O governador Helder Barbalho se pronunciou ontem à noite, nas redes sociais, informando que foi comunicado pelo presidente Ednaldo Rodrigues sobre a escolha da capital paraense pela Conmebol. A última vez que a Seleção jogou em Belém foi em setembro de 2011, com vitória de 2 a 0 sobre a Argentina.
PREFEITOS
A Prefeitura de Belém promove nos dias 3 e 4 de agosto, no Hangar, o Fórum das Cidades Amazônicas, reunindo prefeitos dos países panamazônicos (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela). O fórum vai debater a dimensão urbana da Amazônia para promover políticas públicas e fortalecer o protagonismo dos municípios para a urbanização sustentável na região. Pela importância da Amazônia para o mundo, o Fórum das Cidades busca dar voz aos gestores das cidades que enfrentam desafios que somente a região vivencia.
CULTURA
Nesta quarta-feira (02), a partir das 17h, ocorre a abertura do seminário “Diálogos Poéticos com Eneida de Moraes”, no auditório Eneida de Moraes, Centro Cultural Palacete Faciola. A ação inicia com a exibição do curta-metragem “Promessa em Azul e Branco”, da cineasta Zienhe Castro. Na sequência, às 19h, será aberta a exposição “Eneida Simplesmente”, que retrata a vida e a obra da escritora paraense, responsável pela criação do Museu da Imagem e do Som. A mostra segue até 30 de setembro, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.
LINHA DIRETA
Será nos dias 4 e 5 de agosto a 1ª Cúpula Judicial Ambiental da Amazônia – Juízes e Florestas, evento promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que o TJPA sedia em Belém, contando com a participação de autoridades do Judiciário, Executivo federal e de especialistas.
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministra Rosa Weber, fará a abertura do evento. Entre as questões de maior relevância e urgência a serem debatidas estão os temas ambientais e climáticos, a jurisprudência brasileira sobre florestas e desmatamento e propostas de aperfeiçoamento da prestação jurisdicional.
Em junho, o Norte do país alcançou mais de 357 mil empresas com contas atrasadas, conforme revelou o Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian. O Pará foi a Unidade Federativa com o maior número de companhias no vermelho.
Na próxima quinta-feira, 3, Pessoas com Deficiência (PcDs), entidades representativas, mães e outros familiares se reunirão na plenária promovida pela deputada estadual Lívia Duarte (PSOL), que vai tratar de políticas públicas para o segmento. O encontro será às 18h, no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), no bairro do Marco.
Um estudo sobre envelhecimento feminino e a pressão pela eterna juventude feminina no Brasil apontou que 55% das entrevistadas consideram ser este um processo difícil para o gênero no país.
Sobre esse entendimento, o Pará ficou abaixo da média nacional no ranking dos Estados, com 51%. Porém, quando o assunto é a existência de uma pressão maior para que a mulher aparente ser mais jovem do que realmente é, o estado ficou em 2º lugar, perdendo apenas para Rondônia.