Relembre a trajetória do jornalista Luis Eduardo Anaice
Written by on 18 de julho de 2023
Uma triste notícia para o jornalismo paraense pegou a todos de surpresa no início da tarde desta terça-feira (18), a morte do comunicador Luis Eduardo Anaice da Silva da RBA TV.
Luisl Eduardo Anaice da Silva, nasceu em 21 de dezembro de 1953, em Macapá, Amapá, e iniciou sua jornada profissional como radialista muito cedo. Com apenas 18 anos se aventurou nos microfones, encontrando o caminho do seu sucesso quando se mudou para Belém.
A Convite de Edir Proença, Anaice chegou à capital paraense para trabalhar na Rádio Clube ainda no Palácio do Rádio, localizado na Avenida Presidente Vargas. Ele assumiu o lugar de Parziale, que se mudou para o Rio de Janeiro, e antes disso, ocupava o posto de Haroldo Caracciolo, que havia morrido.
+ Morre aos 69 anos, o apresentador Luís Eduardo Anaice
+ RBATV 33 anos: Alanzinho Maniçoba, Pivazinha e outros memes
Mais tarde, Anaice trabalhou na Rádio Marajaora, onde atuou como repórter policial e apresentou o lendário programa “Patrulha da Cidade”. Sua presença nas ondas do rádio não passou despercebida, e em 1992, ele recebeu um convite para integrar a equipe do programa Barra Pesada, da RBA TV, marcando sua estreia na televisão. Até então, a ideia de seguir uma carreira política não fazia parte de seus planos. No entanto, o sucesso de seus programas o levou a considerar essa possibilidade.
“As coisas foram acontecendo de maneira espontânea. Eu nem imaginava que teria condições de trabalhar como apresentador, mas, quando percebi, estava ancorando o programa Metendo Bronca”, contou Anaice na época. Em 2000, o comunicador foi eleito vereador e, dois anos depois, deputado estadual, permanecendo por dois mandatos na Assembleia Legislativa.
Na época em que foi eleito ele já estava há um ano em seu próprio programa de TV, o Metendo Bronca, atualmente apresentado por Joaquim Campos. O programa se tornou uma referência no jornalismo policial, com o objetivo de informar os telespectadores sobre os acontecimentos locais e do interior do estado. O sucesso do programa o tornou um dos líderes de audiência da RBA TV.
Expressões como “O pau te acha”, “Aplica” e “Chicote nele”, que Anaice popularizou no rádio, foram incorporadas pelo público e ainda repercutem entre o público e a população de Belém e do Pará.
REVEJA ALGUNS MOMENTOS DE ANAICE NA RBA TV: