João Donato, precursor da bossa nova, morre aos 88 anos
Written by on 17 de julho de 2023
Morreu nesta segunda-feira (17) o músico João Donato, aos 88 anos, depois de enfrentar uma série de problemas de saúde. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do artista, que será velado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
“Muito sangue”, diz vítima de Prior ao relembrar estupro
Veja: Menino dá cantada em Ana Castela e Gustavo Mioto reage
Donato se firmou na música brasileira por sua versatilidade, atuando como compositor, pianista, acordeonista, arranjador e cantor. No ano passado, ele lançou o disco “Serotonina”, primeiro trabalho solo com canções inéditas em 20 anos.
Donato aprendeu a tocar acordeom na infância. Na década de 1940, ele se mudou para para o Rio de Janeiro, onde começou a despontar profissionalmente até se tornar um dos precursores da bossa nova.
Uma de suas músicas mais conhecidas é “Minha Saudade”, que fez em parceria com João Gilberto. A canção fez parte das primeiras apresentações de bossa nova.
Donato também fez parcerias com Gilberto Gil, com as músicas “A Paz” e “Lugar “Comum”, Caetano Veloso com “Surpresa” e Chico Buarque com a canção “Cadê Você”. Ele se tornou amigo também de nomes como Tom Jobim, Maria Bethânia e Gal Costa.
“Serotonina”, último disco do artista, trouxe dez faixas, com dez temas escolhidos do acervo histórico do músico, estabelecendo novas parcerias com compositores como a cantora Céu e a forrozeira Anastácia, que participam do disco cantando com Donato.
No começo do ano, ele se apresentou em São Paulo com as músicas deste álbum. No palco, o músico tocou piano e cantou acompanhado pelo contrabaixista Fabio Sá, pelo baterista Sérgio Machado, pela cantora Anais Sylla e pelos sopros de Marcelo Monteiro.