Dia Mundial do Rock é comemorado só no Brasil; entenda
Written by on 13 de julho de 2023
O Brasil tem grande tradição no rock. Diversas bandas, como Legião Urbana, Titãs, Charles Brown Jr, Capital Inicial, Rita Lee e tantos outros, marcaram gerações e são um sucesso no país inteiro. Neste dia 13 de julho é comemorado o Dia Mundial do Rock, e a data só é comemorada em solo brasileiro.
O Dia Mundial do Rock nasceu em 1989, durante um dos maiores festivais de rock do mundo, o Live Aid, que naquele ano, contou com a apresentação de artistas como Queen, Paul McCartneu, Dacid Bowie, U2 e Bob Dylan, que tinha como objetivo lembrar das pessoas que passavam fome na Etiópia e outros países e arrecadar fundos para ajudar a população.
O festival fez tamanho sucesso que Phil Collins, ator, cantor e baterista, sugeriu que o dia 13 de julho se tornasse a data de celebração do gênero musical.
Leia mais
Cantores fazem homenagem a Rita Lee no The Voice Kids
Elton John encerra presença nos palcos em show na Suécia
No entanto, a data acabou se popularizando apenas no Brasil, graças as Rádios Rock 89, 97 FM e Kiss FM, que na década de 1990, começaram a fazer promoções, publicidades e marketing, para celebrar o gênero musical.
Assim, o 13 de julho se tornou o Dia Mundial do Rock, como pediu Collins, só que apenas no Brasil. Já em outros países, como Inglaterra e Estados Unidos, outras datas se popularizaram.
Festival de rock reúne lendas do cenário nacional em Belém
Nos EUA, por exemplo, são três datas: 9 de fevereiro – marcado pelo primeiro show dos Beatles no país -, 5 de julho – por conta da gravação de That´s All Right”, de Elvis Presley -, e por fim, o 9 de julho – que seria pelo programa “American Bandstand”.