Viseu é paz e amor no limite com o Maranhão. Conheça!
Written by on 25 de junho de 2023
Quando se fala em curtir as férias de julho ou o verão paraense, Bragança é sempre um dos primeiros destinos lembrados pelos viajantes. Mas, não é só a Pérola do Caeté que tem seus encantos na região do Nordeste paraense, e um belo exemplo disso é a cidade vizinha de Viseu. Distante 320 km de Belém, o município já está na divisa do Pará com o Maranhão e faz limite com Bragança, Carutapera (MA), Nova Esperança do Piriá, Cachoeira do Piriá, Santa Luzia do Pará e Augusto Corrêa.
Férias: confira as opções para as famílias em Belém
Com uma população estimada em 61 mil habitantes (IBGE), a bandeira do município já traz estampada em seus dizeres o que se encontra por lá: Paz e Amor! Tudo isso proporcionado por uma população receptiva e recantos com muita natureza, como é a vocação do Pará.
Viseu fica às margens dos rios Gurupi e Piriá e tem como atrações praias, grutas, serra e lugares místicos que encantam à primeira vista.
Obras em Belém geram expectativas na população
De Belém para o município, a viagem de estrada dura cerca de cinco horas, via BR-316 e PA-102. Em Viseu, os rios que banham a cidade são um convite à pesca, principal atividade econômica da região. A Vila de Pescadores é o local onde se pode comprar peixes e frutos do mar. Se der calor, visite as corredeiras de pedras, como a Cachoeira de Santo Antônio, no rio Gurupi, e aproveite o banho gelado de água doce.
|
Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:
Por ser localizada em uma região de mangue, o turista ainda se depara com os guarás e suas revoadas que tornam tudo ainda mais bonito.
No rio Piriá, as vilas Japiim, Carrapatinho e Itambá também são locais para se refrescar em águas limpas e transparentes. E quem disse que não tem praia boa em Viseu? Por estar bem pertinho do Oceano Atlântico, o município também tem a Praia de Apeú Salvador, e as praias de Gurupizinho, Taperebateua e Itacupim, marcadas pela tranquilidade, água salgada e areia branca. Para chegar aos balneários, é necessário ir até a comunidade Bombom e de lá seguir caminho pelo rio.
Para conhecer todos esses lugares, o ideal é que o visitante permaneça no município ao menos cinco dias. Afinal, a distância para chegar à Praia de Apeú Salvador, do centro da cidade, é de cerca de três horas, por exemplo. Sim, em Viseu, a pressa não combina com relaxamento. Para os surfistas é um oásis por causa das ondas que permitem a prática do esporte.
Outra atração diferente é a Pedra do Gurupi, uma ilha de rochas e cavernas localizada entre o rio e o oceano. Segundo os moradores locais, a Pedra é encantada e se aproximava do continente ecoando um som quando isso acontecia. Mas o fenômeno deixou de ocorrer desde que um sacerdote benzeu o lugar com água benta. Na Serra do Piriá se tem uma vista do horizonte de Viseu e acesso a uma comunidade quilombola.
Em julho, na Comunidade Bombom a atração é a festividade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, quando atrações culturais proporcionam contato com o folclore local.
Por fim, não deixe de conhecer a Serra do Piriá, tido como o primeiro lugar que os europeus se depararam ao chegar à Amazônia, inclusive o que traz o significado do nome da cidade: Viseu – visto de longe ou vista do alto. (Com informações da prefeitura do município)