Dia das Mães: 78% dos consumidores devem comprar presentes

Written by on 5 de maio de 2023

O comércio da capital está com a expectativa de vendas nas alturas para o Dia das Mães, celebrado no próximo domingo (14). A data comemorativa movimenta bastante a economia que chega a ser a segunda melhor do ano em termos de faturamento. E não é para menos. Faltando pouco mais de uma semana para o Dia das Mães, a procura por presentes vem aumentando e deixando os comerciários otimistas.

De acordo com levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a expectativa é que cerca de 128,7 milhões de brasileiros presenteiem alguém este ano. Segundo a pesquisa, 78% dos consumidores devem presentear as mães, seguido da esposa, ocupando o segundo lugar com 18% e a sogra com 16%. Dessa forma, a data deve movimentar aproximadamente 33,2 bilhões nos segmentos de comércio e serviços.

Considerando que 59% das pessoas acreditam que as mães merecem ser presenteadas por todo o carinho e esforço, muitas lojas na capital já estão montadas com decoração para a data, despertando os olhares dos consumidores. Isso porque as lojas físicas aparecem como o principal local de compras dos consumidores: 72% afirmaram que pretendem comprar a maioria dos presentes presencialmente, sobretudo nos shopping centers.

Em Belém, no shopping center localizado na avenida Padre Eutíquio, as vendas já começam a aquecer. Mas, além da decoração, os lojistas estão investindo em promoções, descontos e novas coleções para atrair a clientela e bombar nas vendas. Isso porque, ainda segundo o levantamento, roupas, calçados e acessórios devem liderar as vendas neste ano, com 46% da intenção de compras.

Com diversidade em acessórios em bijuterias finas, folheados, semijoias e bolsas para todos os gostos, uma loja apostou em novas coleções. A vendedora Cleidiane Reis, 26, conta que a expectativa é que as vendas neste ano superem o faturamento de 2022, no mesmo período.

 











|













Texto Auxiliar:
Alinhamento Texto Auxiliar:
Link Externo:
Alinhar à esquerda:
Alinhar à direita:
Alinhar ao centro:
Fullscreen:
Fullscreen Exit:
Conteúdo Sensível:


  

“Esse é o período que a gente mais vende, então investimos em novas coleções de bolsas e acessórios, e os clientes já estão chegando. Tem muitos clientes que pedem sugestões e, com um estoque diverso, é possível atender a todos os estilos. A partir dessa sexta o movimento começa a ser mais intenso também”, contou.

O setor de perfumaria e cosméticos também costuma ser bastante procurado nesta época, e as empresas do ramo estão investindo em promoções e descontos para gerar interesse, já que 42% dos consumidores devem comprar perfumes e 23% cosméticos em geral, conforme pesquisa da CDNL. Em uma loja destes produtos não é diferente. Segundo a consultora Valdely Prata, 40, as investidas vêm dando certo.

“A maioria dos clientes já vem com o nome da fragrância certo e perguntam se o perfume está em promoção, de acordo com o que for, eles levam até o kit. Produtos de skincare e maquiagem também estão saindo muito! Os descontos e promoções têm ajudado nesse processo, a expectativa é que quanto mais próximo da data, melhor!”, ressaltou.

E quem deve investir em artigos de perfumaria é a mãe de Rayara Dias, 27. A estudante de medicina ainda não comprou o presente de Dia das Mães, segundo ela porque prefere dar dinheiro e deixar que a mãe escolha o que fazer. “Por mim, daria flores, mas ela não gosta, então prefiro dar um valor em dinheiro pra ela gastar com o que achar melhor. Geralmente ela usa com perfumes, maquiagem e até roupas”, revelou.

Mas se a mãe de Rayara não curte ganhar flores, a dona de casa Eliana Monteiro, de 46 anos, já prefere. “Qual a mulher que não gosta de ganhar flores, né? Eu e minha mãe adoramos! Eu já até ganhei uma planta dos meus filhos e pretendo presentear minha mãe com uma também, ela vai amar! Caso eu ganhe outra coisa mais próximo do dia, sugiro aos meus filhos roupas ou perfume, também vou gostar”, brincou.

23%

A pesquisa ainda aponta que 23% dos consumidores devem gastar entre R$ 101 a R$ 200 com os presentes, enquanto 22% mais de R$ 400.


Faixa atual

Título

Artista

AO VIVO!

AO VIVO!